Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/136
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uso das tecnologias da informação e comunicação (tics) no ensino remoto emergencial do ensino fundamental de escolas da rede pública e da rede privada da cidade de parnaíba durante a pandemia de covid-19
metadata.dc.creator: Cavalcante, Karen Rhebeka Silva de Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Lucélia Costa
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aborda algumas das nuances que envolvem o ensino remoto emergencial (ERE) realizado por conta da pandemia de Covid-19. A discussão conceitua as Tecnologia das Informação e Comunicação (TICs) na sua relação com o espaço escolar, diferenciando o ERE da educação a distância que, com o contexto da pandemia, engendrou diversas realidades. Diante disso, o objetivo do trabalho consiste em compreender as implicações do uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial em escolas da rede pública e da rede privada da cidade de Parnaíba-PI. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória e comparativa, por meio da aplicação de questionário com quatro professores de escolas da rede pública e da rede privada de ensino. Os resultados evidenciam que os recursos tecnológicos mediaram o diálogo no processo ensino-aprendizagem mesmo com o distanciamento social. Foram identificados desafios semelhantes entre os professores e instituições, como a falta de acesso à internet de qualidade e um feedback dos alunos, dificultando, razoavelmente, a avaliação dos mesmos.
Resumen : The work addresses some of the nuances that involve emergency remote teaching (ERE) carried out due to the Covid-19 pandemic. The discussion conceptualizes Information and Communication Technologies (ICTs) in their relationship with the school space, differentiating the ERE from distance education, and which, with the context of the pandemic, reported several realities. Therefore, the objective of this work is to understand the implications of the use of ICTs in the teaching-learning process during emergency remote teaching in public and private schools in the city of Parnaíba-PI. For this, an exploratory and comparative research was carried out, through the application of a questionnaire with four teachers from public and private schools. The results show that technological resources mediated the dialogue in the teaching-learning process even with social distancing. Similar challenges were identified among teachers and institutions, such as the lack of quality internet access and student feedback, making it reasonably difficult to assess them.
Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemia da Covid-19
Ensino remoto emergencial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/136
Fecha de publicación : 2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO.pdf387,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons