Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Lucélia Costa-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorCavalcante, Karen Rhebeka Silva de Albuquerque-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T14:16:26Z-
dc.date.available2023-05-16T14:16:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/136-
dc.description.abstractThe work addresses some of the nuances that involve emergency remote teaching (ERE) carried out due to the Covid-19 pandemic. The discussion conceptualizes Information and Communication Technologies (ICTs) in their relationship with the school space, differentiating the ERE from distance education, and which, with the context of the pandemic, reported several realities. Therefore, the objective of this work is to understand the implications of the use of ICTs in the teaching-learning process during emergency remote teaching in public and private schools in the city of Parnaíba-PI. For this, an exploratory and comparative research was carried out, through the application of a questionnaire with four teachers from public and private schools. The results show that technological resources mediated the dialogue in the teaching-learning process even with social distancing. Similar challenges were identified among teachers and institutions, such as the lack of quality internet access and student feedback, making it reasonably difficult to assess them.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho aborda algumas das nuances que envolvem o ensino remoto emergencial (ERE) realizado por conta da pandemia de Covid-19. A discussão conceitua as Tecnologia das Informação e Comunicação (TICs) na sua relação com o espaço escolar, diferenciando o ERE da educação a distância que, com o contexto da pandemia, engendrou diversas realidades. Diante disso, o objetivo do trabalho consiste em compreender as implicações do uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial em escolas da rede pública e da rede privada da cidade de Parnaíba-PI. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória e comparativa, por meio da aplicação de questionário com quatro professores de escolas da rede pública e da rede privada de ensino. Os resultados evidenciam que os recursos tecnológicos mediaram o diálogo no processo ensino-aprendizagem mesmo com o distanciamento social. Foram identificados desafios semelhantes entre os professores e instituições, como a falta de acesso à internet de qualidade e um feedback dos alunos, dificultando, razoavelmente, a avaliação dos mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T13:38:20Z No. of bitstreams: 2 USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO.pdf: 396485 bytes, checksum: 71109431f4fab5df3ce8480bd22c6624 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T14:16:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO.pdf: 396485 bytes, checksum: 71109431f4fab5df3ce8480bd22c6624 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T14:16:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO.pdf: 396485 bytes, checksum: 71109431f4fab5df3ce8480bd22c6624 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19-
dc.subjectEnsino remoto emergencial-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação (tics) no ensino remoto emergencial do ensino fundamental de escolas da rede pública e da rede privada da cidade de parnaíba durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO.pdf387,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons