Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/151
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Influência da Empresa Passec Júnior na Vida Profissional dos Estudantes Egressos do Curso de Ciências Econômicas Entre 2014 e 2019 do Campus Ministro Reis Velloso-ufdpar |
metadata.dc.creator: | Santos, Adriano Jose Costa dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, José Ribamar |
metadata.dc.description.resumo: | As Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos, geridas por estudantes de ensino superior, onde recebem apoio à sua preparação profissional. Dando oportunidades de aprendizagem, habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão, as limitações e dificuldades que as EJs apresentam aos alunos para o seu funcionamento. O presente estudo partiu do seguinte problema: qual foi a importância do aprendizado adquirido pelos estudantes da empresa Passec-Júnior, localizada na Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR, egressos entre o período de 2014 a 2019? O objetivo geral deste trabalho foi estudar o papel desempenhado pela Passec-Júnior no que diz respeito ao desenvolvimento profissional e pessoal dos egressos em Ciências Econômicas entre os anos de 2014 a 2019, cujos objetivos específicos foram: identificar a importância do aprendizado obtido durante o tempo de Passec-Júnior; caracterizar o ramo profissional dos estudantes egressos que participaram da Passec-Júnior; verificar se a Passec-Júnior contribuiu para desenvolver o profissionalismo, o crescimento pessoal, a liderança e o trabalho em grupo dos entrevistados. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado levantamento bibliográfico em artigos científicos e dissertações, assim como, aplicação de um questionário eletrônico a fim de compreender os efeitos desenvolvidos nos egressos durante a permanência na Passec- Júnior. Os resultados demonstraram que a Passec-Junior permite que o aluno reconheça problemas e exerça o processo de tomada de decisões, além do desenvolvimento da expressão e comunicação necessárias para o profissional. Portanto, desenvolve habilidades de solucionar conflitos e despertam interesse de um perfil empreendedor, tornando-os mais aptos a ingressar no mercado de trabalho. Dessa forma, concluiu-se que o período de permanência do aluno na Passec-Júnior gera efeitos positivos para o estudante, ajudando-o a se preparar para o mercado de trabalho e a facilitar o seu desenvolvimento na universidade, complementando assim, o ensino teórico adquirido em sala de aula. |
Resumen : | Junior companies are non-profit associations, managed by students of higher education, where they receive support for their professional preparation. Giving learning opportunities, skills and competences necessary for the exercise of the profession, the limitations and difficulties that the EJs present to the students for their functioning. The present study started from the following problem: what was the importance of the learning acquired by the students of the company Passec-Júnior, located at the Federal University of Delta do Parnaíba - UFDPAR, graduates between the period of 2014 to 2019? The general objective of this work was to study the role played by Passec-Júnior with regard to the professional and personal development of graduates in Economic Sciences between the years 2014 to 2019, whose specific objectives were: to identify the importance of the learning obtained over time Passec- Júnior; characterize the professional field of students who participated in Passec-Júnior; check if Passec-Júnior contributed to the professionalism, personal growth, leadership and group work of the interviewees. For the development of the work, a bibliographic survey was carried out on scientific articles and dissertations, as well as the application of an electronic questionnaire in order to understand the effects developed on the graduates during their stay at Passec-Júnior. The results showed that Passec-Junior allows the student to recognize problems and exercise the decision-making process, in addition to developing the expression and communication necessary for the professional. Therefore, it develops conflict resolution skills and arouses interest in an entrepreneurial profile, making them more apt to enter the job market. Thus, it was concluded that the student's period of stay at Passec-Júnior generates positive effects for the student, helping him to prepare for the job market and to facilitate his development at the university, thus complementing the theoretical teaching acquired in the classroom. |
Palabras clave : | Empresa Júnior Desenvolvimento Profissional Aprendizado |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/151 |
Fecha de publicación : | 2020 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
INFLUÊNCIA DA EMPRESA PASSEC JÚNIOR NA VIDA PROFISSIONAL DOS.pdf | 903,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons