Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Élido Santiago da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Brandão, Luis Eduardo de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T14:17:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T14:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/138 | - |
dc.description.abstract | NC | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma discussão acerca do termo contraconsciência e suas implicações dentro da área educacional com base no proposta de Constantino em seu livro Neocolonial identity and counter-consciousness: Essays on cultural decolonization (1978). Nesta pesquisa, o ensaio-teórico embasado por uma pesquisa bibliográfica foi o método utilizado, tendo como objetivo geral a delimitação da relação entre a contraconsciência e a prática educativa, destacando seus aspectos educacionais, e trazendo como objetivos específicos explicar o que é a contraconsciência, relacionar a contraconsciência com a prática educacional e definir a contraconsciência interage com a prática educacional. Partindo disso, foi pretendido propor uma contribuição quanto a visão de como se vê a educação como meio que traz a emancipação e a melhoria social, trazendo a contraconsciência como um elemento de transição desse processo como também um produto do mesmo. Esse processo se centra na reflexão partindo do meio social para assim propor a mudança, contudo essa reflexão deve ser realizada dentro de um processo coletivo e de caráter popular. A discussão conclui, por fim, que a contraconsciência se nutre da busca constante por novos caminhos que levem à transformação daquela realidade, priorizando sempre a melhoria de vida e a emancipação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T14:11:57Z No. of bitstreams: 2 CONTRACONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA,.pdf: 441960 bytes, checksum: 4e6ef0642146f4c1f6df06439171e285 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T14:17:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CONTRACONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA,.pdf: 441960 bytes, checksum: 4e6ef0642146f4c1f6df06439171e285 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-16T14:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CONTRACONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA,.pdf: 441960 bytes, checksum: 4e6ef0642146f4c1f6df06439171e285 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-10-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contraconsciência | pt_BR |
dc.subject | Educação e política | - |
dc.subject | Educação para emancipação | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Contraconsciência e educação: ensaios sobre consciência, identidade e emancipação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONTRACONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA,.pdf | 431,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons