Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/134
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Percepções dos residentes pedagogos sobre o processo de construção da identidade docente no programa residência pedagógica
metadata.dc.creator: Cunha, Fabrício Everthon Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Samuel Pires
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa que buscou compreender a percepção dos licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar sobre o processo de construção da identidade docente dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) durante o ensino remoto emergencial e refletir sobre as implicações desse modelo de aulas remotas na formação inicial de professores pedagogos. Na verdade, buscou-se apontar os desafios e potencialidades do ensino remoto evidenciados pelos residentes e como esses aspectos influenciaram sua formação. Os autores que embasaram esta pesquisa foram: Anderi (2020), Castro (et al., 2021), Conceição (2018), Dourado; Siqueira (2019), Faria; Souza (2011), Freitas; Freitas; Almeida (2011), Freitas (2006), Freire (1996), Libâneo (2011), Lüdke; Boing (2004), Mello (et al., 2020), Monteiro (et al., 2020), Pimenta (2012), Pimenta; Lima (2010), Santos (2005), Silva; Lacerda; Neto (2021), Shiroma (2004), Rocha; Pobezzebon (2013) e Tardif; Raymond (2000). Utilizou-se de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A técnica utilizada no campo da pesquisa foi a entrevista aplicada por meio de formulário online semiestruturado, onde entrevistou-se 6 licenciandos no último período (2022.2) do curso de pedagogia da UFDPar. O trabalho estruturou-se em 3 campos temáticos: 1) Programa Residência Pedagógica como campo da práxis; 2) Concepções de identidade profissional e docente; 3) Processo de construção da identidade docente no Programa Residência Pedagógica. Conclui-se que o PRP proporcionou aos residentes, experiências profissionais e formativas que contribuíram para sua construção enquanto professor em formação e agregaram saberes necessários para as novas exigências educacionais demandadas pelas TDIC.
Abstract: The present work is the result of a research that sought to understand the perception of graduates in pedagogy at the Federal University of Delta do Parnaíba - UFDPar about the process of building the teaching identity within the Pedagogical Residency Program (PRP) during emergency remote teaching and reflected on the functions of this model of remote classes in the initial training of pedagogue teachers. In fact, we sought to point out the challenges and potential of remote teaching by residents and how these aspects influence their training. The authors who supported this research were: Anderi (2020), Castro (et al., 2021), Conceição (2018), Dourado; Siqueira (2019), Faria; Souza (2011), Freitas; Freitas; Almeida (2011), Freitas (2006), Freire (1996), Libâneo (2011), Lüdke; Boing (2004), Mello (et al., 2020), Monteiro (et al., 2020), Pimenta (2012), Pimenta; Lima (2010), Santos (2005), Silva; Lacerda; Neto (2021), Shiroma (2004), Rocha; Pobezzebon (2013) e Tardif; Raymond (2000). A qualitative, descriptive approach was used. The technique used in the field of research was the interview applied through a semi-structured online form, where 6 undergraduates were interviewed in the last period (2022.2) of the UFDPar pedagogy course. The work was structured in 3 thematic fields: 1) Pedagogical Residency Program as a field of praxis; 2) Conceptions of professional and teaching identity; 3) Process of construction of teaching identity in the Pedagogical Residency Program. It is concluded that the PRP provided the residents with professional and formative experiences that contributed to their construction as a teacher in training and added the necessary knowledge for the new educational requirements demanded by the TDIC.
Keywords: Identidade docente
Residência Pedagógica
Ensino Remoto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/134
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DOS RESIDENTES PEDAGOGOS SOBRE O PROCESSO DE.pdf537,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons