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dc.contributor.advisor1Melo, Samuel Pires-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorCunha, Fabrício Everthon Rodrigues-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T14:15:55Z-
dc.date.available2023-05-16T14:15:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/134-
dc.description.abstractThe present work is the result of a research that sought to understand the perception of graduates in pedagogy at the Federal University of Delta do Parnaíba - UFDPar about the process of building the teaching identity within the Pedagogical Residency Program (PRP) during emergency remote teaching and reflected on the functions of this model of remote classes in the initial training of pedagogue teachers. In fact, we sought to point out the challenges and potential of remote teaching by residents and how these aspects influence their training. The authors who supported this research were: Anderi (2020), Castro (et al., 2021), Conceição (2018), Dourado; Siqueira (2019), Faria; Souza (2011), Freitas; Freitas; Almeida (2011), Freitas (2006), Freire (1996), Libâneo (2011), Lüdke; Boing (2004), Mello (et al., 2020), Monteiro (et al., 2020), Pimenta (2012), Pimenta; Lima (2010), Santos (2005), Silva; Lacerda; Neto (2021), Shiroma (2004), Rocha; Pobezzebon (2013) e Tardif; Raymond (2000). A qualitative, descriptive approach was used. The technique used in the field of research was the interview applied through a semi-structured online form, where 6 undergraduates were interviewed in the last period (2022.2) of the UFDPar pedagogy course. The work was structured in 3 thematic fields: 1) Pedagogical Residency Program as a field of praxis; 2) Conceptions of professional and teaching identity; 3) Process of construction of teaching identity in the Pedagogical Residency Program. It is concluded that the PRP provided the residents with professional and formative experiences that contributed to their construction as a teacher in training and added the necessary knowledge for the new educational requirements demanded by the TDIC.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de uma pesquisa que buscou compreender a percepção dos licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar sobre o processo de construção da identidade docente dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) durante o ensino remoto emergencial e refletir sobre as implicações desse modelo de aulas remotas na formação inicial de professores pedagogos. Na verdade, buscou-se apontar os desafios e potencialidades do ensino remoto evidenciados pelos residentes e como esses aspectos influenciaram sua formação. Os autores que embasaram esta pesquisa foram: Anderi (2020), Castro (et al., 2021), Conceição (2018), Dourado; Siqueira (2019), Faria; Souza (2011), Freitas; Freitas; Almeida (2011), Freitas (2006), Freire (1996), Libâneo (2011), Lüdke; Boing (2004), Mello (et al., 2020), Monteiro (et al., 2020), Pimenta (2012), Pimenta; Lima (2010), Santos (2005), Silva; Lacerda; Neto (2021), Shiroma (2004), Rocha; Pobezzebon (2013) e Tardif; Raymond (2000). Utilizou-se de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A técnica utilizada no campo da pesquisa foi a entrevista aplicada por meio de formulário online semiestruturado, onde entrevistou-se 6 licenciandos no último período (2022.2) do curso de pedagogia da UFDPar. O trabalho estruturou-se em 3 campos temáticos: 1) Programa Residência Pedagógica como campo da práxis; 2) Concepções de identidade profissional e docente; 3) Processo de construção da identidade docente no Programa Residência Pedagógica. Conclui-se que o PRP proporcionou aos residentes, experiências profissionais e formativas que contribuíram para sua construção enquanto professor em formação e agregaram saberes necessários para as novas exigências educacionais demandadas pelas TDIC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T13:21:57Z No. of bitstreams: 2 PERCEPÇÕES DOS RESIDENTES PEDAGOGOS SOBRE O PROCESSO DE.pdf: 550579 bytes, checksum: d1925e2bddd1b4c5eb77bc07908f1214 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectResidência Pedagógica-
dc.subjectEnsino Remoto-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePercepções dos residentes pedagogos sobre o processo de construção da identidade docente no programa residência pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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