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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Plano Nacional da Educação: Reflexões sobre o Enfrentamento às relações étnico- raciais na educação
metadata.dc.creator: Souza, Thais Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto, Edmara de Castro
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo traz à tona reflexões acerca do PNE – Plano Nacional de Educação com ênfase às políticas públicas educacionais voltadas para educação inclusiva de pretos no Brasil nas últimas décadas, visando observar os avanços na inclusão desses povos a escolaridade com dignidade e avanços para mais acesso a direitos com qualidade. Dessa forma, propõe-se como objetivo geral: Analisar as políticas públicas educacionais para as relações étnico raciais a partir do PNE e como objetivos específicos: descortinar o andamento da meta 8, indicador 8D do Plano Nacional da educação e refletir acerca do PNE enquanto política pública para relações étnico raciais na educação. Trata-se de uma pesquisa para apresentar alguns dados qualitativos acerca dos avanços e contribuições nas políticas públicas educacionais para inclusão étnico racial. Para alcançar esse objetivo a abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica e documental. Alguns autores que subsidiaram nossos estudos foram: Freyre (1976), Rossi (2019), Nascimento (2016), entre outros No que se refere a resultados, constata-se que o cenário educacional brasileiro possui fases de exclusão nas diversas esferas, social, política e sobretudo educacional resultado da discriminação implementada ao longo de anos no território brasileiro aos negros.
Abstract: This article brings up reflections on the PNE with emphasis on public educational policies aimed at inclusive education for blacks in Brazil in recent decades, aiming to observe the advances in the inclusion of these peoples in schooling with dignity and advances towards greater access to quality rights. This is research to present some qualitative data about advances and contributions in educational public policies for ethnic-racial inclusion. To achieve this objective, the methodological approach used was qualitative research with bibliographical and documentary approaches. As it was observed, the Brazilian educational scenario could lead to phases of exclusion in different spheres, social, political and above all educational, as a result of the discrimination implemented over the years in the Brazilian territory against black people.
Keywords: PNE
Políticas públicas
População negra
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/126
Issue Date: 27-Nov-2021
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