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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Edmara de Castro-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSouza, Thais Rocha de-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:03:25Z-
dc.date.available2023-05-16T12:03:25Z-
dc.date.issued2021-11-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/126-
dc.description.abstractThis article brings up reflections on the PNE with emphasis on public educational policies aimed at inclusive education for blacks in Brazil in recent decades, aiming to observe the advances in the inclusion of these peoples in schooling with dignity and advances towards greater access to quality rights. This is research to present some qualitative data about advances and contributions in educational public policies for ethnic-racial inclusion. To achieve this objective, the methodological approach used was qualitative research with bibliographical and documentary approaches. As it was observed, the Brazilian educational scenario could lead to phases of exclusion in different spheres, social, political and above all educational, as a result of the discrimination implemented over the years in the Brazilian territory against black people.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz à tona reflexões acerca do PNE – Plano Nacional de Educação com ênfase às políticas públicas educacionais voltadas para educação inclusiva de pretos no Brasil nas últimas décadas, visando observar os avanços na inclusão desses povos a escolaridade com dignidade e avanços para mais acesso a direitos com qualidade. Dessa forma, propõe-se como objetivo geral: Analisar as políticas públicas educacionais para as relações étnico raciais a partir do PNE e como objetivos específicos: descortinar o andamento da meta 8, indicador 8D do Plano Nacional da educação e refletir acerca do PNE enquanto política pública para relações étnico raciais na educação. Trata-se de uma pesquisa para apresentar alguns dados qualitativos acerca dos avanços e contribuições nas políticas públicas educacionais para inclusão étnico racial. Para alcançar esse objetivo a abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica e documental. Alguns autores que subsidiaram nossos estudos foram: Freyre (1976), Rossi (2019), Nascimento (2016), entre outros No que se refere a resultados, constata-se que o cenário educacional brasileiro possui fases de exclusão nas diversas esferas, social, política e sobretudo educacional resultado da discriminação implementada ao longo de anos no território brasileiro aos negros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-15T14:48:45Z No. of bitstreams: 2 Plano Nacional da Educação Reflexões sobre o Enfrentamento às relações étnico- raciais.pdf: 521397 bytes, checksum: a62f3f4d1ae11aad1d557e04584c4bba (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNEpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas-
dc.subjectPopulação negra-
dc.subjectEducação-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePlano Nacional da Educação: Reflexões sobre o Enfrentamento às relações étnico- raciais na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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