Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/121
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio supervisionado na formação inicial de professores e a construção da identidade docente mediada pelas experiências de estudantes-estagiárias
Autor(es): Araújo, Keulle Souza de
Primeiro Orientador: Macêdo, Marly
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e suas contribuições na construção da identidade profissional docente. Foi um estudo originado de inquietações de estudantes-estagiárias ao longo de sua graduação, se fortalecendo na concretização da prática de estágio supervisionado que ampliou suas indagações quanto à construção da identidade profissional docente, buscando como questão principal, como vamos nos tornando professores? E, como surge a nossa identidade profissional docente? Nesse sentido, elaboramos como objetivo geral analisar as contribuições que as vivências e experiências da prática do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores proporcionam para o fortalecimento da construção da identidade docente. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa narrativa autobiográfica com foco no relato de experiências e vivências pessoais e acadêmicas, especificamente, no estágio supervisionado que contribuiu com práticas que despertaram para a construção da identidade docente das licenciandas. Os principais resultados evidenciam que o estágio supervisionado é considerado um espaço de construção da identidade profissional docente, pois é nele que acontece o primeiro momento de inserção dos estudantes-estagiários no exercício da docência em uma escola pública de educação básica. Os resultados também mostraram que é na prática de estágio supervisionado que os licenciandos descobrem a sua identificação com a profissão de professores.
Abstract: This research has as its object of study the Supervised Internship in initial teacher education and its contributions to the construction of professional teacher identity. It was a study that originated from the concerns of student-interns throughout their graduation, strengthening in the implementation of the supervised internship practice that broadened their inquiries regarding the construction of the professional teaching identity, seeking as the main question, how are we going to become teachers? And how does our professional teaching identity arise? In this sense, we elaborated as a general objective to analyze the contributions that the experiences of the Supervised Internship practice in the initial teacher education provide for the strengthening of the construction of the teaching identity. The research is based on a qualitative approach and is characterized as autobiographical narrative research focusing on the report of personal and academic experiences and experiences, specifically, the supervised internship that contributed to practices that aroused the construction of the teaching identity of the undergraduates. The main results show that the supervised internship is considered a space for the construction of the professional teacher identity, as it is in it that the first moment of insertion of student-interns in teaching in a public elementary education school takes place. The results also showed that it is in the practice of supervised internship that licentiates discover their identification with the profession of teachers.
Palavras-chave: Estagio Supervisionado
Formação Inicial de Professores
Identidade Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/121
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A.pdf297,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons