Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Macêdo, Marly-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorAraújo, Keulle Souza de-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:02:28Z-
dc.date.available2023-05-16T12:02:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/121-
dc.description.abstractThis research has as its object of study the Supervised Internship in initial teacher education and its contributions to the construction of professional teacher identity. It was a study that originated from the concerns of student-interns throughout their graduation, strengthening in the implementation of the supervised internship practice that broadened their inquiries regarding the construction of the professional teaching identity, seeking as the main question, how are we going to become teachers? And how does our professional teaching identity arise? In this sense, we elaborated as a general objective to analyze the contributions that the experiences of the Supervised Internship practice in the initial teacher education provide for the strengthening of the construction of the teaching identity. The research is based on a qualitative approach and is characterized as autobiographical narrative research focusing on the report of personal and academic experiences and experiences, specifically, the supervised internship that contributed to practices that aroused the construction of the teaching identity of the undergraduates. The main results show that the supervised internship is considered a space for the construction of the professional teacher identity, as it is in it that the first moment of insertion of student-interns in teaching in a public elementary education school takes place. The results also showed that it is in the practice of supervised internship that licentiates discover their identification with the profession of teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e suas contribuições na construção da identidade profissional docente. Foi um estudo originado de inquietações de estudantes-estagiárias ao longo de sua graduação, se fortalecendo na concretização da prática de estágio supervisionado que ampliou suas indagações quanto à construção da identidade profissional docente, buscando como questão principal, como vamos nos tornando professores? E, como surge a nossa identidade profissional docente? Nesse sentido, elaboramos como objetivo geral analisar as contribuições que as vivências e experiências da prática do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores proporcionam para o fortalecimento da construção da identidade docente. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa narrativa autobiográfica com foco no relato de experiências e vivências pessoais e acadêmicas, especificamente, no estágio supervisionado que contribuiu com práticas que despertaram para a construção da identidade docente das licenciandas. Os principais resultados evidenciam que o estágio supervisionado é considerado um espaço de construção da identidade profissional docente, pois é nele que acontece o primeiro momento de inserção dos estudantes-estagiários no exercício da docência em uma escola pública de educação básica. Os resultados também mostraram que é na prática de estágio supervisionado que os licenciandos descobrem a sua identificação com a profissão de professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-15T12:20:24Z No. of bitstreams: 2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A.pdf: 304159 bytes, checksum: a46d868f7d7a88501ab22f17bac8140c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:02:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A.pdf: 304159 bytes, checksum: a46d868f7d7a88501ab22f17bac8140c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T12:02:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A.pdf: 304159 bytes, checksum: a46d868f7d7a88501ab22f17bac8140c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstagio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professores-
dc.subjectIdentidade Docente-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEstágio supervisionado na formação inicial de professores e a construção da identidade docente mediada pelas experiências de estudantes-estagiáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A.pdf297,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons