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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Práticas docentes em tempo de pandemia da covid 19: reflexões e desafios
metadata.dc.creator: Gomes, Gêsiane Felix Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Cleidivan Alves dos
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão acerca das práticas docentes na educação básica, no período da pandemia da Covid-19. Pontuando desafios e dificuldades encontradas pelos professores nesse cenário. Inicialmente foi abordado uma contextualização de forma compactada relatando como se deu a crise sanitária do novo coronavírus, e como sua disseminação provocou mudanças no cotidiano dos vários segmentos do país, inclusive na educação, onde houve a paralisação das aulas presenciais e a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e como esse período afetou a educação produzindo implicações as práticas docentes e consequentemente inúmeras mudanças em suas metodologias, as quais trouxeram implicações também na aprendizagem dos alunos que não possuíam recurso para acessarem as aulas bem como na relação família e escola. Para tanto foi estabelecido diálogo com autores como: Andrade (2020), Bezerra, Figueiredo e Pereira (2020), Cavalcanti (2020). Diehl (2021), dentre outros. A pesquisa adotada foi do tipo bibliográfico e descritiva. Como instrumento de produção dos dados optou-se por um questionário misto composto de duas seções e contou com a participação de quatro professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Parnaíba-Pi. Os resultados desvelam os grandes desafios que os professores enfrentaram para desenvolver suas práticas docentes junto aos seus alunos devido as mudanças e imposições elencadas pelo contexto da pandemia a Covid 19
Resumen : This article aims to reflect on teaching practices in basic education during the Covid19 pandemic period. Punctuating challenges and difficulties encountered by teachersin this scenario. Initially, a contextualization was addressed in a compressed way, reporting how the sanitary crisis of the new coronavirus took place, and how its dissemination caused changes in the daily lives of various segments of the country, including in education, where there was a stoppage of in-person classes and the implementation of Remote Teaching Emergency (ERE) and how this period affected education, producing implications for teaching practices and consequently numerous changes in their methodologies, which also brought implications for the learning of students who did not have the resources to access classes, as well as for the relationship between family and school. For this purpose, a dialogue was established with authors such as: Andrade (2020), Bezerra, Figueiredo and Pereira (2020), Cavalcanti (2020). Diehl (2021), among others. The research adopted was bibliographic and descriptive. As a data production instrument, a mixed questionnaire consisting of two sections was chosen, with the participation of four teachers who work in the early years of elementary school in public schools in the city of Parnaíba-Pi. The results reveal the great challenges that teachers faced to develop their teaching practices with their students due to changes and impositions listed by the context of the pandemic to Covid 19.
Palabras clave : Práticas docentes
Pandemia da Covid-19
Ensino Remoto Emergencial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/114
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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