Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cleidivan Alves dos-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorGomes, Gêsiane Felix Costa-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:00:56Z-
dc.date.available2023-05-16T12:00:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/114-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on teaching practices in basic education during the Covid19 pandemic period. Punctuating challenges and difficulties encountered by teachersin this scenario. Initially, a contextualization was addressed in a compressed way, reporting how the sanitary crisis of the new coronavirus took place, and how its dissemination caused changes in the daily lives of various segments of the country, including in education, where there was a stoppage of in-person classes and the implementation of Remote Teaching Emergency (ERE) and how this period affected education, producing implications for teaching practices and consequently numerous changes in their methodologies, which also brought implications for the learning of students who did not have the resources to access classes, as well as for the relationship between family and school. For this purpose, a dialogue was established with authors such as: Andrade (2020), Bezerra, Figueiredo and Pereira (2020), Cavalcanti (2020). Diehl (2021), among others. The research adopted was bibliographic and descriptive. As a data production instrument, a mixed questionnaire consisting of two sections was chosen, with the participation of four teachers who work in the early years of elementary school in public schools in the city of Parnaíba-Pi. The results reveal the great challenges that teachers faced to develop their teaching practices with their students due to changes and impositions listed by the context of the pandemic to Covid 19.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão acerca das práticas docentes na educação básica, no período da pandemia da Covid-19. Pontuando desafios e dificuldades encontradas pelos professores nesse cenário. Inicialmente foi abordado uma contextualização de forma compactada relatando como se deu a crise sanitária do novo coronavírus, e como sua disseminação provocou mudanças no cotidiano dos vários segmentos do país, inclusive na educação, onde houve a paralisação das aulas presenciais e a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e como esse período afetou a educação produzindo implicações as práticas docentes e consequentemente inúmeras mudanças em suas metodologias, as quais trouxeram implicações também na aprendizagem dos alunos que não possuíam recurso para acessarem as aulas bem como na relação família e escola. Para tanto foi estabelecido diálogo com autores como: Andrade (2020), Bezerra, Figueiredo e Pereira (2020), Cavalcanti (2020). Diehl (2021), dentre outros. A pesquisa adotada foi do tipo bibliográfico e descritiva. Como instrumento de produção dos dados optou-se por um questionário misto composto de duas seções e contou com a participação de quatro professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Parnaíba-Pi. Os resultados desvelam os grandes desafios que os professores enfrentaram para desenvolver suas práticas docentes junto aos seus alunos devido as mudanças e imposições elencadas pelo contexto da pandemia a Covid 19pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-11T13:21:24Z No. of bitstreams: 2 PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID 19 REFLEXÕES.pdf: 186105 bytes, checksum: f4a7d9b6c8ed2c8300c4624dc4b5d2d8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID 19 REFLEXÕES.pdf: 186105 bytes, checksum: f4a7d9b6c8ed2c8300c4624dc4b5d2d8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T12:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID 19 REFLEXÕES.pdf: 186105 bytes, checksum: f4a7d9b6c8ed2c8300c4624dc4b5d2d8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19-
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePráticas docentes em tempo de pandemia da covid 19: reflexões e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID 19 REFLEXÕES.pdf181,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons