Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/733
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise do uso das metodologias ativas de ensino em escolas de medicina considerando a humanização do cuidado médico |
metadata.dc.creator: | Pontes, Carlos Eduardo Bezerra |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barros, Daniela França |
metadata.dc.description.resumo: | As metodologias ativas de ensino exercem um papel fundamental na formação do médico humanizado, e tal característica desse profissional vem sendo cada vez mais necessária dentro do cotidiano. O trabalho teve como objetivo analisar as metodologias ativas utilizadas no ensino médico e evidenciar os efeitos de sua aplicação no desenvolvimento de habilidades nos alunos e na prática médica. O estudo é de caráter qualitativo e foi produzido a partir da revisão integrativa das bases de dados CAPES, SCIELO e LILACS, com trabalhos do período de 2014 a 2023, que compreendiam o tema com os descritores da pesquisa. Foram selecionados 9 artigos escolhidos a partir dos 31 trabalhos encontrados. Após a leitura dos artigos selecionados, 3 principais categorias se destacaram, que foram os tipos de metodologias ativas e os benefícios para a humanização dos alunos, a influência do ensino a partir de metodologias problematizadoras na prática profissional e o papel do professor na aplicação e efetivação das metodologias ativas e no desenvolvimento da humanização do cuidado médico. Portanto, mostra- se inegável o benefício do ensino ativo para o desenvolvimento de competências socioemocionais na formação em medicina, porém tal sucesso é resultado da integração entre alunos, instituição de ensino superior e professores. |
Resumen : | Active learning methodologies play a pivotal role in the training of humanized doctor—an increasingly essential attribute in contemporary clinical practice. This study aimed to examine the active teaching strategies employed in medical education and to assess their impact on the development of students' competencies and professional practice. A qualitative approach was adopted through an integrative review of the CAPES, SciELO, and LILACS databases, covering publications from 2014 to 2023 that aligned with the research descriptors. Of the 31 studies initially identified, 9 met the inclusion criteria. The analysis of these articles revealed three central themes: the variety of active methodologies and their contribution to fostering humanistic attitudes among students; the influence of problem-based learning on professional performance; and the crucial role of educators in implementing active learning strategies and promoting humanized medical care. The findings underscore the undeniable value of active teaching in cultivating socio-emotional competencies in medical education. However, this outcome depends fundamentally on the synergistic engagement of students, academic institutions, and faculty. |
Palabras clave : | Metodologias ativas; Educação médica; Humanização da assistência; |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/733 |
Fecha de publicación : | 7-jul-2025 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Medicina |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS EDUARDO BEZERRA PONTES_tcc.pdf | 328,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.