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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As mudança curriculares e a memória histórica: a transição do ensino de estudos sociais para a história nos anos iniciais e suas transformações nos livros didáticos
metadata.dc.creator: Azevedo, Natercia Mota Araujo De
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo, Francisco Antonio Machado
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a transição curricular da disciplina de Estudos Sociais para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas repercussões nos livros didáticos. O objetivo principal foi analisar essa mudança no contexto das reformas educacionais da Ditadura Militar e do processo de redemocratização, identificando suas implicações nos conteúdos e abordagens pedagógicas. Para isso, a autora utilizou uma abordagem qualitativa e documental, realizando análise crítica de legislações educacionais, documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e exemplares de livros didáticos utilizados antes e depois da transição. Os resultados indicam que a implantação de Estudos Sociais durante o regime militar foi uma estratégia ideológica para restringir o pensamento crítico e promover valores de obediência, ordem e civismo. Essa disciplina ocultava conflitos históricos e sociais, afastando os estudantes de uma compreensão mais profunda da realidade brasileira. Com a redemocratização, a História foi gradualmente reinserida como disciplina autônoma, e os livros didáticos passaram a incorporar uma abordagem mais crítica, plural e voltada à valorização da diversidade e da cidadania. A autora conclui que essa transição curricular representa não apenas uma mudança de nomenclatura, mas uma reorientação das finalidades pedagógicas, com potencial para formar sujeitos mais críticos e conscientes. Ressalta ainda a importância de se investigar como essas mudanças são apropriadas nas práticas pedagógicas e reforça o papel do ensino de História na construção da memória histórica, da identidade cultural e da democracia desde os anos iniciais da escolarização.
Resumen : This research focuses on the curricular transition from the subject of Social Studies to History teaching in the early years of elementary education and its repercussions on textbooks. The main objective was to analyze this change within the context of educational reforms during the Brazilian military dictatorship and the subsequent democratization process, identifying its implications for content and pedagogical approaches. The author adopted a qualitative and documentary methodology, conducting a critical analysis of educational legislation, official documents such as the National Curriculum Parameters (PCNs), and textbook samples used before and after the transition. The results indicate that the implementation of Social Studies during the military regime was an ideological strategy aimed at limiting critical thinking and promoting values such as obedience, order, and patriotism. This subject concealed historical and social conflicts, distancing students from a deeper understanding of Brazilian reality. With the democratization process, History was gradually reinstated as an autonomous subject, and textbooks began to reflect a more critical, pluralistic approach focused on diversity and citizenship. The author concludes that this curricular transition represents not merely a change in terminology, but a reorientation of pedagogical goals with the potential to form more critical and conscious individuals. She also highlights the importance of investigating how these changes are appropriated in everyday teaching practices and reinforces the role of History teaching in building historical memory, cultural identity, and democracy from the early years of schooling.
Palabras clave : Currículo escolar;
Ensino de história;
Livros didáticos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/719
Fecha de publicación : 4-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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