Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/718
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A liderança na gestão escolar e sua influência no processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Souza, Erika Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Macêdo, Marly
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel da liderança na gestão escolar e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa, especificamente, um estudo de caso do “tipo etnográfico”. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada feita com a gestora escolar e o questionário aplicado com 6 professores de uma escola municipal de Parnaíba - PI. Entre vários questionamentos a pesquisa foi norteada pela seguinte questão: como o processo de liderança influencia a organização e funcionamento de uma instituição escolar, afetando diretamente o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a construção de uma escola de qualidade. Os resultados da pesquisa revelam que uma liderança participativa, democrática, comprometida e alinhada com os objetivos pedagógicos da escola contribui significativamente para o engajamento dos alunos e a melhoria do desempenho escolar. Conclui-se que uma gestão que prioriza a liderança para realizar as suas práticas promove um ambiente que influencia a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, consequentemente, a melhoria da educação.
Resumen : This research aims to analyze the role of leadership in school management and its influence on the teaching-learning process. The study was developed based on a qualitative approach, specifically, na “ethnographic” case study. The instruments used for data collection were a semi-structured interview with the school manager and a questionnaire applied to 6 teachers from a municipal school in Parnaíba – PI. Among several questions, the research was guided by the following question: how does the leadership process influence the organization and functioning of a school institution, directly affecting the teaching and learning process and, consequently, the construction of a quality school. The results of the research reveal that participatory, democratic, committed leadership aligned with the school’s pedagogical objectives contributes significantly to student engagement and improved school performance. It is concluded that a management that prioritizes leadership to carry out its practices promotes na environment that influences the quality of the teaching-learning process, consequently, the improvement of education.
Palabras clave : Gestão escolar;
Liderança;
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/718
Fecha de publicación : 9-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC versão final11.pdf448,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.