Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/65
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Empreendedorismo Acadêmico: Contabilidade na Visão dos Discentes da UFDPar |
metadata.dc.creator: | Fontenele, Arthur Alvino Nunes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vieira, Egídio Carlos |
metadata.dc.description.resumo: | Na contabilidade, as mudanças acontecem o tempo todo, os profissionais precisam estar preparados para lidar com os problemas. Com o surgimento de novas tecnologias e sistemas, o contador deve ter qualidades semelhantes ao espírito empreendedor de interpretação, raciocínio rápido, habilidades pessoais e sempre a busca por informações. Este estudo tem como objetivo identificar a visão empreendedora dos discentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O empreendedorismo é uma opção de carreira profissional dos discentes, se identificada uma intenção/visão no discente, a universidade pode se tornar ferramenta de motivação, buscando desenvolvimento da criatividade e elevando a confiança do mesmo. A metodologia utilizada foi classificada como descritiva. Quanto aos procedimentos, tratou a princípio de uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, um levantamento (Survey). Aos métodos de abordagem, classificou-se como dedutiva, com abordagem quali-quantitativa. Nesse passo, foi elaborado um questionário, contendo 11 quesitos para alcançar os objetivos propostos. O estudo contou com uma amostra de 35 indivíduos que participaram da pesquisa. Obteve-se um resultado positivo em relação à visão dos discentes quanto ao empreendedorismo, na grande maioria dos respondentes, identificou-se a forte tendência à perfis empreendedores, ademais, muitos revelaram seus interesses em tornarem-se, futuramente, empresários. |
Resumen : | In accounting, changes happen all the time, professionals need to be prepared to deal with problems. With the emergence of new technologies and systems, the accountant must have qualities similar to the entrepreneurial spirit of interpretation, quick thinking, personal skills and always the search for information. This study aims to identify the entrepreneurial vision of students at the Federal University of Delta do Parnaíba (UFDPar). Entrepreneurship is a professional career option for students, if an intention/vision is identified in the student, the university can become a motivation tool, seeking to develop creativity and raising their confidence. The methodology used was classified as descriptive. As for the procedures, it initially dealt with a bibliographic research and then a survey (Survey). The approach methods were classified as deductive, with a quali-quantitative approach. In this step, a questionnaire was prepared, containing 11 questions to achieve the proposed objectives. The study had a sample of 35 individuals who participated in the research. A positive result was obtained in relation to the students’ view of entrepreneurship, in the vast majority of respondents, a strong tendency towards entrepreneurial profiles was identified, in addition, many revealed their interests in becoming entrepreneurs in the future. |
Palabras clave : | Empreendedorismo Empreendedor Visão empreendedora Perfis Empreendedores Motivação Criatividade |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 2 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/65 |
Fecha de publicación : | 13-oct-2022 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO CONTABILIDADE NA VISÃO DOS DISCENTES DA UFDPAR (1).pdf | 971,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons