Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/638
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Diálogos Teóricos Sobre a Precarização do Trabalho Docente no Contexto do Capistalismo |
metadata.dc.creator: | Araujo, Ester Gabriele dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Araujo, Francisco Antonio Machado |
metadata.dc.description.resumo: | Atualmente, observa-se um aumento da precarização do trabalho dos professores, decorrente da predominância da lógica de mercado em detrimento de uma educação como um direito, manifestado na intensificação das demandas de trabalho e na desvalorização da profissão docente. Assim sendo, o objeto de estudo desta pesquisa foi a precarização do trabalho docente no contexto do capitalismo a partir de pesquisas. O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender a realidade do trabalho docente precarizado no contexto do capitalismo a partir de pesquisas científicas. E os objetivos específicos foram: a) identificar as características que revelam o trabalho docente precarizado; b) analisar as influências do capitalismo na precarização do trabalho docente. Para entender a importância do reconhecimento no trabalho dos professores, foi importante examinar as vivências e reflexões de pesquisas e estudos que tratam da precarização docente buscando a valorização profissional na área da educação. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão de literatura de cinco trabalhos científicos que investigaram a intensificação das demandas de trabalho e a desvalorização da profissão docente como principais fatores de precarização. Compreende-se os processos de precarização e alienação na profissão docente, bem como suas consequências para a criação de um sistema educacional emancipador, onde abordou as principais teorias para compreensão do trabalho docente no contexto do capitalismo. Portanto, conclui-se que há a necessidade de expandir as pesquisas, investigando a precarização do trabalho dos professores, e também os impactos dessas percepções na sociedade e no mercado da prestação de serviço educacional. |
Resumen : | Currently, there is an observed increase in the precarization of teachers' work, resulting from the predominance of market logic over education as a right, manifested in the intensification of work demands and the devaluation of the teaching profession. Thus, the object of study of this research was the precarization of teaching work in the context of capitalism based on research. The general objective of this work is to understand the reality of precarized teaching work in the context of capitalism based on scientific research. And the specific objectives were: a) to identify the characteristics that reveal precarized teaching work; b) to analyze the influences of capitalism on the precarization of teaching work.To understand the importance of recognition in teachers' work, it was important to examine the experiences and reflections of research and studies that address the precarization of teaching work, aiming at professional appreciation in the field of education. The methodology adopted is based on a literature review of five scientific works that investigated the intensification of work demands and the devaluation of the teaching profession as the main factors of precarization. The processes of precarization and alienation in the teaching profession are understood, as well as their consequences for the creation of an emancipatory educational system, where the main theories for understanding teaching work in the context of capitalism were addressed. Therefore, it is concluded that there is a need to expand research, investigating the precarization of teachers' work, as well as the impacts of these perceptions on society and the educational service market. |
Palabras clave : | Trabalho Trabalho docente . Precarização Capitalismo |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/638 |
Fecha de publicación : | 15-jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ESTER.pdf | 470,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.