Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/626
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Recursos Didáticos e suas contribuições para a influência da prática pedagógica inovadora do professor para o processo de ensino- aprendizagem doa alunos |
metadata.dc.creator: | Rocha, Alex Sales de Almeida da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Cleidivan Alves dos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Menezes, Dalva de Araujo |
metadata.dc.description.resumo: | As estratégias de ensino na prática docente, ajuda a proporcionar melhor rendimento dos estudantes, além de reduzir as dificuldades apresentadas na sala de aula. Diante disso, a pesquisa tem o intuito de evidenciar a prática pedagógica dos professores que atuam nos anos iniciais, fazendo um estudo sobre as estratégias utilizadas pelos docentes em torno da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Parnaíba – PI. Como problema de pesquisa, foi formulado: Quais as estratégias utilizadas pelos docentes em torno da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Parnaíba – PI? Esta pesquisa teve como base teórica os seguintes autores: Freire (1974); Kishimoto (1994); Libâneo (2004) dentre outros que deram suporte teórico e metodológico para organização deste trabalho. A metodologia utilizada tem como abordagem qualitativa, com a realização de um questionário aberto com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, permitindo identificar as principais estratégias pedagógicas utilizadas e suas respectivas eficácias. O estudo também buscou correlacionar essas práticas com o desempenho acadêmico dos alunos de acordo com experiência dessas docentes, avaliando como diferentes abordagens podem influenciar a assimilação de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades. A realização desta pesquisa evidenciou que a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais tem sido essencial para proporcionar uma relação mais próxima dos estudantes com os assuntos elencados na sala de aula, tornando os recursos inovadores capazes de promover benefícios ao seu desenvolvimento, seja brincando, dançando, jogando ou interagindo com as atividades lúdicas, promovendo melhores rendimentos e ampliação em todos os aspectos cognitivos, motores e sociais. Assim, como também, corroboram com a pratica pedagógica ao experienciar diferentes tipos de estratégias em salas de aulas heterogêneas, uma vez que os discentes necessitam de diferentes tipos de estímulos e aprendem de forma diversa. |
Resumen : | Teaching strategies in teaching practice help to provide better student performance, in addition to reducing difficulties presented in the classroom. Given this, the research aims to highlight the pedagogical practice of teachers who work in the initial years, carrying out a study on the strategies used by teachers around student learning in a public school in the city of Parnaíba – PI . As a research problem, it was formulated: What strategies are used by teachers around student learning in a public school in the city of Parnaíba – PI? This research was theoretically based on the following authors: Freire (1974); Kishimoto (1994); Libâneo (2004) among others who provided theoretical and methodological support for organizing this work. The methodology used has a qualitative approach, with an open questionnaire carried out with teachers from the initial years of elementary school, allowing the identification of the main pedagogical strategies used and their respective effectiveness. The study also sought to correlate these practices with students' academic performance according to the experience of these teachers, evaluating how different approaches can influence the assimilation of content and the development of skills. Carrying out this research showed that the pedagogical practice of teachers in the early years has been essential in providing a closer relationship between students and the subjects listed in the classroom, making innovative resources capable of promoting benefits to their development, be it playing, dancing , playing or interacting with recreational activities, promoting better performance and expansion in all cognitive, motor and social aspects. Thus, they also corroborate pedagogical practice by experiencing different types of strategies in heterogeneous classrooms, since students need different types of stimuli and learn in different ways. |
Palabras clave : | Recursos didáticos; prática docente inovadora Ensinoaprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/626 |
Fecha de publicación : | 15-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO 9. ARTIGO. ALEX E DEUZANIRA. .pdf | 371,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.