Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/625
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diálogos sobre necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas educativas com ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental em trabalhos científicos
Autor(es): Araújo, Luane Amaral Silva
Primeiro Orientador: Araujo, Francisco Antonio Machado
Resumo: O presente resumo sintetiza o trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. A pesquisa teve como objeto as reflexões desenvolvidas sobre necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas educativas com ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental em trabalhos científicos. O objetivo geral foi compreender as reflexões desenvolvidas sobre necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas educativas com ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental em trabalhos científicos. Organizou-se os objetivos específicos da seguinte forma: a) Analisar sobre o conceito de necessidade formativa nas pesquisas desenvolvidas sobre necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas educativas com ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental; b) Identificar a relação necessidade formativa e ludicidade desenvolvida nas pesquisas sobre necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas educativas com ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental; c) Apresentar as necessidades formativas reveladas nas pesquisas desenvolvidas sobre necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas educativas com ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando os aspectos metodológicos, utilizou-se uma revisão de literatura de cinco trabalhos científicos que investigaram as necessidades formativas de professores em práticas educativas lúdicas. Constatou-se que muitos professores carecem de formação adequada para integrar atividades lúdicas eficazmente em suas práticas pedagógicas, destacando a importância de uma formação contínua que os capacite a desenvolver atividades educativas mais atraentes e significativas. A pesquisa produziu reflexões para trabalhos futuros relacionados às necessidades formativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede pública, visando desenvolver práticas educativas com ludicidade.
Abstract: This abstract synthesize the Pedagogy course final exam at the Federal University of Delta do Parnaiba. The academic reseach focused on the reflections developed on educacional needs for the development of ludic educational activities in the early years of elementary education in scientific works. The general objective aimed to understand the reflections developed on educacional needs for the development of ludic educational activities in the early years of elementary education in scientific works. The specific objectives were organized as follows: a) Analyze the concept of educacional need in the research developed on educacional needs for the development of ludic educational activities in the early years of elementary education; b) To identify the relationship between educacional need and ludicity developed in the research on educational needs for the development of ludic educational activities in the early years of elementary education; c) To present the educational needs revealed in the research developed on educational needs for the development of ludic educational activities in the early years of elementary education. Considering the methodological aspects, a literature reviews five scientific works that investigated the educational needs of teachers in ludic educational activities was used. It was found that many teachers lack adequate training to effectively integrate ludic activities into their pedagogical practices, underscored the significance of continuous training that enables them to develop more engaging and meaningful educational activities. The research make reflections for future work related to the educational needs of teachers in the early years of elementary education in public schools, aiming to develop ludic educational activities.
Palavras-chave: Necessidades Formativas
Práticas Educativas
Ludicidade
Anos inicias do Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/625
Data do documento: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luane e Maryana Késsia.pdf340,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.