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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Responsabilidade social empresarial: uma análise das práticas utilizadas no setor bancário
metadata.dc.creator: Santos, Stephanie Celestino Dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Rafael Araújo Sousa
metadata.dc.description.resumo: A Responsabilidade Social é constituída de compromissos éticos, desenvolvidos por organizações que visam a aplicabilidade das práticas, no contexto social, econômico e ambiental em prol da sociedade. Perante a percepção da relevância quanto à inserção das ações socialmente responsáveis na gestão empresarial, intensifica-se o interesse por estudos nesta temática. Diante disso, o estudo em questão objetivou levantar as práticas de responsabilidade social mais utilizadas pelas instituições financeiras. Posto isso, observou-se os relatórios de sustentabilidade divulgados em 2020 e 2021, pelos 32 bancos em análise. A partir disso, constatou-se que as ações voltadas para a responsabilidade social, compreendem 13 segmentos cruciais, sendo Gestão de Risco, Transparência e Ética e Acesso à Educação os critérios mais adotados, no setor bancário. Em sequência, as práticas centrais são Gestão Ambiental, Diversidade e Inclusão, Proteção de Dados e Segurança, Proteção e Combate à Covid-19, Inclusão Financeira, Relacionamento e Cooperativismo e Cultura. Já os critérios menos utilizados são: Promoção ao Esporte, Benefícios aos Empregados e Habitação. Portanto, conclui-se que as realizações socioambientais refletem efeitos positivos para o corpo social e para as instituições que as exercem.
Abstract: Social Responsibility consists of ethical commitments, developed by organizations that aim at the applicability of practices, in the social, economic and environmental context, in favor of Society. Before the perception of relevance regarding the insertion of socially responsible actions in business management, the interest in studies on this topic is intensified. Therefore, the study in question aimed to raise the social responsibility practices most used by financial institutions. That said, the sustainability reports released in 2020 and 2021 by the 32 banks under analysis were observed. From this, it was found that the actions aimed at social responsibility, comprise 13 crucial segments, with Risk Management, Transparency and Ethics and Access to Education being the most adopted criteria in the banking sector. In sequence, the core practices are Environmental Management, Diversity and Inclusion, Data Protection and Security, Protection and Fight against Covid-19, Financial Inclusion, Relationship and Cooperatives and Culture. The least used criteria are: Promotion of Sport, Employee Benefits and Housing. Therefore, it is concluded that socio-environmental achievements reflect positive effects for the social body and for the institutions that exercise them.
Keywords: Responsabilidade Social
Bancos
Práticas
Relatórios
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/605
Issue Date: 14-Oct-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Contábeis

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