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http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia do nordeste brasileiro: investigação acerca dos sentidos atribuídos e fundamentos epistemológicos |
metadata.dc.creator: | Pereira Neto, Amadeu Antônio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Negreiros, Fauston |
metadata.dc.description.resumo: | Para tanto, o presente estudo traz como objetivo geral, investigar os sentidos atribuídos e os fundamentos epistemológicos envolvidos na abordagem da comunidade LGBTQIA+ nos currículos de graduação em Psicologia na região Nordeste do Brasil. Este estudo é de abordagem qualitativa, com delineamento documental, a partir do qual serão analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para a graduação em psicologia nos Institutos de Ensino Superior (IES) públicos (Federal e Estadual) do Nordeste brasileiro. A análise dos dados está estruturada em dois estudos científicos. O estudo 1 teve como objetivo identificar as formas como se apresentam os sentidos acerca da comunidade LGBTQIA+ nos Projetos Pedagógicos (PPC) para os cursos de formação em Psicologia das Instituições de ensino superior do Nordeste brasileiro. O foco é compreender em quais disciplinas dos cursos as concepções da comunidade LGBTQIA+ são estudadas e discutidas; quais instituições incluem disciplinas dedicadas a abordar essas questões e investigar quais os principais eixos debatidos nas disciplinas que versam sobre essas temáticas. Para a melhor análise, os PPCs foram processados usando o software Iramuteq, por meio da classificação hierárquica descendente. Este estudo revelou, a partir das análises, que 19 PPCs apresentaram alguma citação em seu ementário que estivessem relacionados com os temas pesquisados. O conteúdo, analisado foi categorizado em seis classes. O estudo 2 tem como objetivo realizar uma análise abrangente das disciplinas de educação e desenvolvimento humano presentes nos cursos de psicologia de instituições de ensino superior públicas do Nordeste, focalizando a interseção entre educação, desenvolvimento humano e a comunidade LGBTQIA+. A análise dos dados foi realizada usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados das análises das disciplinas que exploram a temática do Desenvolvimento conduziram à identificação de três eixos categóricos de análise: "Desenvolvimento na Infância"; "Desenvolvimento na Adolescência" e "Desenvolvimento na Velhice". Dentro do contexto das disciplinas educacionais, identificaram-se três eixos fundamentais: "Educação sexual"; "Educação inclusiva"; e "Críticos culturais educativos". Em síntese, assinala-se a importância do debate das temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIA+ nos currículos a partir de uma perspectiva ética, considerando os direitos humanos e todos os fatores políticos, sociais e culturais que perpassam os temas. |
Abstract: | NC |
Keywords: | Formação LGBTQIA+ |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Humanas |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500 |
Issue Date: | 28-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Bacharelado em Psicologia |
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Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia.pdf | 911,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
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