Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/500
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Negreiros, Fauston | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Pereira Neto, Amadeu Antônio | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T17:35:13Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03T17:35:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500 | - |
dc.description.abstract | NC | pt_BR |
dc.description.resumo | Para tanto, o presente estudo traz como objetivo geral, investigar os sentidos atribuídos e os fundamentos epistemológicos envolvidos na abordagem da comunidade LGBTQIA+ nos currículos de graduação em Psicologia na região Nordeste do Brasil. Este estudo é de abordagem qualitativa, com delineamento documental, a partir do qual serão analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para a graduação em psicologia nos Institutos de Ensino Superior (IES) públicos (Federal e Estadual) do Nordeste brasileiro. A análise dos dados está estruturada em dois estudos científicos. O estudo 1 teve como objetivo identificar as formas como se apresentam os sentidos acerca da comunidade LGBTQIA+ nos Projetos Pedagógicos (PPC) para os cursos de formação em Psicologia das Instituições de ensino superior do Nordeste brasileiro. O foco é compreender em quais disciplinas dos cursos as concepções da comunidade LGBTQIA+ são estudadas e discutidas; quais instituições incluem disciplinas dedicadas a abordar essas questões e investigar quais os principais eixos debatidos nas disciplinas que versam sobre essas temáticas. Para a melhor análise, os PPCs foram processados usando o software Iramuteq, por meio da classificação hierárquica descendente. Este estudo revelou, a partir das análises, que 19 PPCs apresentaram alguma citação em seu ementário que estivessem relacionados com os temas pesquisados. O conteúdo, analisado foi categorizado em seis classes. O estudo 2 tem como objetivo realizar uma análise abrangente das disciplinas de educação e desenvolvimento humano presentes nos cursos de psicologia de instituições de ensino superior públicas do Nordeste, focalizando a interseção entre educação, desenvolvimento humano e a comunidade LGBTQIA+. A análise dos dados foi realizada usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados das análises das disciplinas que exploram a temática do Desenvolvimento conduziram à identificação de três eixos categóricos de análise: "Desenvolvimento na Infância"; "Desenvolvimento na Adolescência" e "Desenvolvimento na Velhice". Dentro do contexto das disciplinas educacionais, identificaram-se três eixos fundamentais: "Educação sexual"; "Educação inclusiva"; e "Críticos culturais educativos". Em síntese, assinala-se a importância do debate das temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIA+ nos currículos a partir de uma perspectiva ética, considerando os direitos humanos e todos os fatores políticos, sociais e culturais que perpassam os temas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-05-29T14:36:36Z No. of bitstreams: 1 Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia.pdf: 932988 bytes, checksum: 0874b01c08ff0eb7f6918116b1f3a52e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-06-03T17:35:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia.pdf: 932988 bytes, checksum: 0874b01c08ff0eb7f6918116b1f3a52e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-03T17:35:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia.pdf: 932988 bytes, checksum: 0874b01c08ff0eb7f6918116b1f3a52e (MD5) Previous issue date: 2024-02-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia do nordeste brasileiro: investigação acerca dos sentidos atribuídos e fundamentos epistemológicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia.pdf | 911,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.