Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia do nordeste brasileiro: investigação acerca dos sentidos atribuídos e fundamentos epistemológicos
Autor(es): Pereira Neto, Amadeu Antônio
Primeiro Orientador: Negreiros, Fauston
Resumo: Para tanto, o presente estudo traz como objetivo geral, investigar os sentidos atribuídos e os fundamentos epistemológicos envolvidos na abordagem da comunidade LGBTQIA+ nos currículos de graduação em Psicologia na região Nordeste do Brasil. Este estudo é de abordagem qualitativa, com delineamento documental, a partir do qual serão analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para a graduação em psicologia nos Institutos de Ensino Superior (IES) públicos (Federal e Estadual) do Nordeste brasileiro. A análise dos dados está estruturada em dois estudos científicos. O estudo 1 teve como objetivo identificar as formas como se apresentam os sentidos acerca da comunidade LGBTQIA+ nos Projetos Pedagógicos (PPC) para os cursos de formação em Psicologia das Instituições de ensino superior do Nordeste brasileiro. O foco é compreender em quais disciplinas dos cursos as concepções da comunidade LGBTQIA+ são estudadas e discutidas; quais instituições incluem disciplinas dedicadas a abordar essas questões e investigar quais os principais eixos debatidos nas disciplinas que versam sobre essas temáticas. Para a melhor análise, os PPCs foram processados usando o software Iramuteq, por meio da classificação hierárquica descendente. Este estudo revelou, a partir das análises, que 19 PPCs apresentaram alguma citação em seu ementário que estivessem relacionados com os temas pesquisados. O conteúdo, analisado foi categorizado em seis classes. O estudo 2 tem como objetivo realizar uma análise abrangente das disciplinas de educação e desenvolvimento humano presentes nos cursos de psicologia de instituições de ensino superior públicas do Nordeste, focalizando a interseção entre educação, desenvolvimento humano e a comunidade LGBTQIA+. A análise dos dados foi realizada usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados das análises das disciplinas que exploram a temática do Desenvolvimento conduziram à identificação de três eixos categóricos de análise: "Desenvolvimento na Infância"; "Desenvolvimento na Adolescência" e "Desenvolvimento na Velhice". Dentro do contexto das disciplinas educacionais, identificaram-se três eixos fundamentais: "Educação sexual"; "Educação inclusiva"; e "Críticos culturais educativos". Em síntese, assinala-se a importância do debate das temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIA+ nos currículos a partir de uma perspectiva ética, considerando os direitos humanos e todos os fatores políticos, sociais e culturais que perpassam os temas.
Abstract: NC
Palavras-chave: Formação
LGBTQIA+
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/500
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunidade LGBTQIA+ e currículos de graduação em psicologia.pdf911,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.