Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/470
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O ensino do empreendedorismo na formação contábil: um estudo aplicado no curso de ciências contábeis de uma universidade federal |
metadata.dc.creator: | Araújo, Alessandra do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Farias, Rafael Araújo Sousa |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho investiga o tema "O ensino de empreendedorismo na formação contábil: um estudo de caso aplicado no curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal". O estudo tem como objetivo analisar a educação empreendedora no mencionado curso, avaliando os incentivos teóricos e práticos oferecidos aos estudantes e suas percepções sobre a importância do empreendedorismo na sua formação. A pesquisa foi conduzida mediante questionário com 21 perguntas de múltipla escolha e escala de Likert. Ao todo contemplou 155 participantes, predominantemente jovens com idade até 23 anos. A maioria dos participantes ainda estava nos quatro primeiros períodos do curso. No que tange aos resultados a maior parte dos discentes discorda que o curso de Ciências Contábeis da universidade consiga fazer com que os discentes aprendam empreendedorismo na teoria e na prática, e apenas 20% da amostra afirmou saber fazer um plano de negócio. Conclui-se que os achados desta pesquisa indicam a necessidade de aprimorar o ensino de empreendedorismo no curso de Ciências Contábeis da instituição, especialmente com foco em incentivos práticos, como o desenvolvimento de projetos e a elaboração de planos de negócios. Essa formação pode contribuir para preparar os futuros contadores para enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma mais empreendedora e inovadora. |
Resumen : | This present study investigates the theme "Entrepreneurship education in accounting training: a case study applied to the Accounting Sciences course at a Federal University." The study aims to analyze entrepreneurial education in the mentioned course, evaluating the theoretical and practical incentives offered to students and their perceptions of the importance of entrepreneurship in their education. The research was conducted through a questionnaire with 21 multiple-choice questions and a Likert scale. In total, 155 participants were involved, predominantly young individuals up to 23 years old. The majority of participants were in the first four periods of the course. Regarding the results, most students disagree that the Accounting Sciences course at the university can effectively teach entrepreneurship in theory and practice, and only 20% of the sample claimed to know how to create a business plan. In conclusion, the findings of this research indicate the need to improve entrepreneurship education in the Accounting Sciences course of the institution, especially by focusing on practical incentives, such as project development and business plan elaboration. This education can contribute to preparing future accountants to face the challenges of the job market in a more entrepreneurial and innovative manner. |
Palabras clave : | empreendedorismo formação contábil educação empreendedora empreendedora e inovadora |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/470 |
Fecha de publicación : | 24-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO CONTÁBIL UM ESTUDO.pdf | 914,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.