Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Farias, Rafael Araújo Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Alessandra do Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T12:02:31Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T12:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/470 | - |
dc.description.abstract | This present study investigates the theme "Entrepreneurship education in accounting training: a case study applied to the Accounting Sciences course at a Federal University." The study aims to analyze entrepreneurial education in the mentioned course, evaluating the theoretical and practical incentives offered to students and their perceptions of the importance of entrepreneurship in their education. The research was conducted through a questionnaire with 21 multiple-choice questions and a Likert scale. In total, 155 participants were involved, predominantly young individuals up to 23 years old. The majority of participants were in the first four periods of the course. Regarding the results, most students disagree that the Accounting Sciences course at the university can effectively teach entrepreneurship in theory and practice, and only 20% of the sample claimed to know how to create a business plan. In conclusion, the findings of this research indicate the need to improve entrepreneurship education in the Accounting Sciences course of the institution, especially by focusing on practical incentives, such as project development and business plan elaboration. This education can contribute to preparing future accountants to face the challenges of the job market in a more entrepreneurial and innovative manner. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho investiga o tema "O ensino de empreendedorismo na formação contábil: um estudo de caso aplicado no curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal". O estudo tem como objetivo analisar a educação empreendedora no mencionado curso, avaliando os incentivos teóricos e práticos oferecidos aos estudantes e suas percepções sobre a importância do empreendedorismo na sua formação. A pesquisa foi conduzida mediante questionário com 21 perguntas de múltipla escolha e escala de Likert. Ao todo contemplou 155 participantes, predominantemente jovens com idade até 23 anos. A maioria dos participantes ainda estava nos quatro primeiros períodos do curso. No que tange aos resultados a maior parte dos discentes discorda que o curso de Ciências Contábeis da universidade consiga fazer com que os discentes aprendam empreendedorismo na teoria e na prática, e apenas 20% da amostra afirmou saber fazer um plano de negócio. Conclui-se que os achados desta pesquisa indicam a necessidade de aprimorar o ensino de empreendedorismo no curso de Ciências Contábeis da instituição, especialmente com foco em incentivos práticos, como o desenvolvimento de projetos e a elaboração de planos de negócios. Essa formação pode contribuir para preparar os futuros contadores para enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma mais empreendedora e inovadora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-05-16T14:04:39Z No. of bitstreams: 1 O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO CONTÁBIL UM ESTUDO.pdf: 936284 bytes, checksum: af84ea7972fadc792d836d6be4c87068 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-05-20T12:02:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO CONTÁBIL UM ESTUDO.pdf: 936284 bytes, checksum: af84ea7972fadc792d836d6be4c87068 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-20T12:02:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO CONTÁBIL UM ESTUDO.pdf: 936284 bytes, checksum: af84ea7972fadc792d836d6be4c87068 (MD5) Previous issue date: 2023-08-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | formação contábil | pt_BR |
dc.subject | educação empreendedora | pt_BR |
dc.subject | empreendedora e inovadora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | O ensino do empreendedorismo na formação contábil: um estudo aplicado no curso de ciências contábeis de uma universidade federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO CONTÁBIL UM ESTUDO.pdf | 914,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.