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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação e pandemia: a percepção docente sobre os impactos dos usos das tdic’s na educação de pessoas jovens e adultas
metadata.dc.creator: Reis, Jessiane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Samuel Pires
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia investiga as percepções de docentes sobre o uso contínuo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) durante a pandemia da covid-19 e como isso interferiu na aprendizagem de alunos da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA). Para tanto, se caracteriza em sua metodologia como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa em que serão analisados os dados encontrados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada aos docentes, partindo da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A problemática desse trabalho diz respeito a identificação das dificuldades enfrentadas pelos docentes da EPJA na inserção das TDIC’s em sua prática pedagógica e os impactos resultantes da pandemia da COVID-19 e do uso continuo dessas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Teve como principais objetivos compreender as práticas educativas dos docentes e as estratégias de ensino para incluir as TDIC’s na Educação de Pessoas Jovens e Adultas, identificar as percepções docentes sobre as dificuldades enfrentadas pelos discentes na utilização das TDIC’s durante a pandemia da COVID-19, e suas consequências no processo de ensino aprendizagem, e por fim, analisar as percepções docentes sobre a utilização das TDIC’s pelos discentes no processo de ensino aprendizagem. Em relação ao aporte teórico, foram utilizados, sobretudo, Freire (2020); Haddad e Pierro (2000); Arroyo (2008); Passos (2011) e Santos (2016) no tocante as discussões sobre educação de pessoas jovens e adultas. Para compreender mais sobre tecnologias na educação utilizamos os estudos de Lévy (1999); Libâneo (1994); Pedroso (2018) e Perez Gomes (2015). Por fim, acerca dos estudos sobre a Educação e Pandemia, utilizamos sobretudo a leitura de artigos encontrados em revistas, a citar: Dias e Pinto (2020) e Martins (2020). A partir disso, conclui-se que os resultados centrais dessa pesquisa, relatam as dificuldades que os docentes tiveram durante a pandemia para efetivar o ensino e as adversidades enfrentadas pelos alunos da modalidade nesse contexto.
Abstract: This monograph investigates the perceptions of teachers about the continuous use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) during the covid-19 pandemic and how this interfered in the learning of students of the Education of Young and Adult People (EYAP).Therefore, it is characterized in its methodology as a bibliographic and descriptive research, based on a qualitative approach in which the data found will be analyzed through a semi-structured interview applied to teachers, based on the content analysis proposed by Bardin (2011). The work problem concerns the identification of the difficulties faced by EYAP teachers in the insertion of DICT in their pedagogical practice and the impacts resulting from the COVID-19 pandemic and the continuous use of DICT in the teaching-learning process. Its main objectives were to understand the educational practices of teachers and teaching strategies to include DICT in the Education of Young and Adult People, identify teachers' perceptions about the difficulties faced by students in the use of DICT during the COVID-19 pandemic, and its consequences in the teaching-learning process, and finally, to analyze teachers' perceptions about the use of DICT by students in the teaching-learning process. Regarding the theoretical contribution, Freire (2020); Haddad and Pierro (2000); Arroyo (2008); Passos (2011) and Santos (2016) regarding the discussions on the Education of Young and Adult People. To understand more about technologies in education, studies by Lévy (1999) were used; Libâneo (1994); Pedroso (2018) and Perez Gomes (2015). Finally, regarding studies on Education and the Pandemic, we mainly use the reading of articles found in magazines, namely: Dias; Pinto (2020) and Martins (2020). From this, it is concluded that the central results of this research report the difficulties that teachers had during the pandemic to carry out teaching and the adversities faced by students of the modality in this context.
Keywords: Educação de Pessoas Jovens e Adultas
TDIC’s
Pandemia
Ensino aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/135
Issue Date: 14-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

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