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http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/131
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Práticas pedagógicas e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino |
metadata.dc.creator: | Santos, Marina de Castro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Gilvana Pessoa de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso – TCC discute práticas pedagógicas e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino. A pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas que promovam a inclusão da criança negra no ambiente escolar, mapear as práticas docentes étnico-racial na rede municipal em Parnaíba-Pi bem como identificar os recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para promover a valorização da diversidade. A criança passa por diversas fases de descobertas e conhecimentos, e diante do contexto histórico percebe-se um alto índice de preconceitos, e a Educação Infantil, além de educar tem como base o cuidado e a acolhida desenvolvendo capacidades físicas, sociais e psicológicas o que evidencia o papel da escola no processo de desenvolvimento infantil, e o professor se torna um mediador, portanto afirmamos que é necessário um maior compromisso com a proposta de educação étnico-racial, na escola e na formação docente. Para desenvolver esse estudo utilizamos como metodologia a pesquisa quali-quantitativa de cunho descritiva, questionários semiestruturados aplicados a professoras da Educação Infantil de uma escola pública de Parnaíba. A pesquisa busca amparar as discussões em estudos realizados por: Cavalleiro (2000); Gomes (2003); Veiga (2009); dentre outros. |
Resumen : | His paper discusses pedagogical practices and ethnic-racial relations in the municipal school system. The research aims to analyze the pedagogical practices that promote the inclusion of black children at school, to verify the ethnic-racial teaching practices in municipal schools in Parnaíba-PI, as well as identify the pedagogical resources used by teachers to promote the development of diversity. Children go through several discovery and learning stages, and given the historical context, it is notice a high rate of prejudice, and Early Childhood Education, in addition to educating, is based on care and acceptance, developing physical, social and psychological capacities, which highlights the role of the school in the child development process, and the teacher becomes a mediator. We used the qualitative-quantitative research methodology to conduct this paper, semi-structured questionnaires applied to teachers of Early Childhood Education in a public school in Parnaíba. The research aims to support the discussions in studies carried out by: Cavalleiro (2000); Gomes (2003); Veiga (2009); among others. |
Palabras clave : | Práticas pedagógicas étnico-racial Educação Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/131 |
Fecha de publicación : | 2022 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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