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http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/124
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Arte e direitos humanos na educação profissional no contexto do ensino médio |
metadata.dc.creator: | Silva, Renata Maria de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Élido Santiago da |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar a Arte como articuladora dos Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva formação humana omnilateral. Compreendendo dinâmica social entre a educação e o trabalho artístico situados em uma organização da sociedade de classes. Portanto, favorecendo acessos distintos à educação, à formação ao trabalho e ao entendimento da arte enquanto manifestação humana. Fazendo parte assim de um processo hegemônico que controla a formação do trabalhador artístico e que influencia diretamente no valor de sua obra. O método escolhido foi a análise bibliográfica do estado da arte, efetuada através de uma revisão sistemática da literatura com o levantamento de informações através de livros, publicações de periódicos, sites oficiais e artigos científicos para a construção deste texto de pesquisa. O trabalho está dividido em sessões, respectivamente, Trabalho: produção e reprodução de vida, o Estado e as ideologias, educação, arte e o ensino de arte. Buscando Levantar o questionamento, se a valorização da mercadoria vem através do currículo e do acesso aos graus superiores da educação, qual o valor da arte popular? Os artistas da classe trabalhadora ou os artistas técnicos estarão em desigualdade sobre a valorização da sua produção e qual o caminho para formação humana omnilateral? Entendendo que a arte se encontra capturada por um sistema de valor que é vinculado ao modo de produção vigente e suas formas de reprodução e perpetuação. Defendendo que é preciso possibilitar aos alunos e aos educadores o cultivo e gosto pela arte, estimular a visitação à museus, galerias de arte, centros culturais, espetáculos de música e dança para que a escola, antes de ser apenas uma porta para formação de profissões comprometidas com a reprodução do capital, possa também estar voltada para a democratização do conhecimento e do fazer com relevância ao desenvolvimento humano. Assim, além de encantar nossos olhos, ouvidos e tato, a arte possa ser mecanismo de inclusão e valorização das práticas, saberes e culturas de cada habitante deste planeta, possibilitando um fundamento de cidadania humana. |
Abstract: | NC |
Keywords: | NC |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/124 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
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ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO.pdf | 351,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
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