Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/120
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aprender cantando e dançando: uma análise dos sentidos e significados das práticas pedagógicas no uso da música e da dança na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva , Jéssica Maria dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Osmar Rufino
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo, resultado de uma pesquisa realizada em 2020, junto a uma escola de educação infantil, situada no município de Parnaíba (PI), apresenta uma análise acerca dos sentidos e significados das práticas pedagógicas, desenvolvidas por educadoras e educadores, ligados ao uso da música e da dança, na escola de educação infantil. O estudo é de cunho qualitativo, usando uma abordagem metodológica do tipo etnográfico. O trabalho situa-se no contexto das investigações acerca da educação infantil, com destaque para um tema que está ligado ao eixo temático da cultura, linguagem e interação social. Apesar de a escola reconhecer a importância do trabalho com a música, a dança e evidenciar esforços significativos que revelam seu compromisso com a educação das crianças, inserindo-o no planejamento e reconhecendo seus benefícios, as conclusões das análises apontam para a existência de concepções e práticas que focalizam a música e a dança apenas como instrumento de relaxamento, forma de entretenimento, “quebra gelo” e artifício e não como dispositivos centrais e estratégicos no desenvolvimento integral da criança.
Resumen : The present article, a result of a research occurred in 2020, at a kindergarten, located in the city of Parnaiba (PI), presents an analysis of the purport and meanings of pedagogical practices, developed by educators, through the music and dance, at the kindergarten. The study is a qualitative nature, using an ethnographic methodological approach. The article is located in the context of investigations about kindergarten education, with emphasis on a theme that is linked to the thematic axis of culture, language and social interaction. Even though the school recognizes the importance of working with music, dance and demonstrates significant efforts that shows their commitment to the education of children, inserting it in the planning and recognizing its benefits, the conclusions of the analyzes point to the existence of conceptions and practices that focus on music and dance only as an instrument of relaxation, form of entertainment, “break the ice” and stratagem and not as central and strategic devices in the integral development of the child.
Palabras clave : Música e dança infantis
Educação infantil
Musicalização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/120
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
APRENDER CANTANDO E DANÇANDO UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS E.pdf302,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons