Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/120
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprender cantando e dançando: uma análise dos sentidos e significados das práticas pedagógicas no uso da música e da dança na educação infantil
Autor(es): Silva , Jéssica Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Braga, Osmar Rufino
Resumo: O presente artigo, resultado de uma pesquisa realizada em 2020, junto a uma escola de educação infantil, situada no município de Parnaíba (PI), apresenta uma análise acerca dos sentidos e significados das práticas pedagógicas, desenvolvidas por educadoras e educadores, ligados ao uso da música e da dança, na escola de educação infantil. O estudo é de cunho qualitativo, usando uma abordagem metodológica do tipo etnográfico. O trabalho situa-se no contexto das investigações acerca da educação infantil, com destaque para um tema que está ligado ao eixo temático da cultura, linguagem e interação social. Apesar de a escola reconhecer a importância do trabalho com a música, a dança e evidenciar esforços significativos que revelam seu compromisso com a educação das crianças, inserindo-o no planejamento e reconhecendo seus benefícios, as conclusões das análises apontam para a existência de concepções e práticas que focalizam a música e a dança apenas como instrumento de relaxamento, forma de entretenimento, “quebra gelo” e artifício e não como dispositivos centrais e estratégicos no desenvolvimento integral da criança.
Abstract: The present article, a result of a research occurred in 2020, at a kindergarten, located in the city of Parnaiba (PI), presents an analysis of the purport and meanings of pedagogical practices, developed by educators, through the music and dance, at the kindergarten. The study is a qualitative nature, using an ethnographic methodological approach. The article is located in the context of investigations about kindergarten education, with emphasis on a theme that is linked to the thematic axis of culture, language and social interaction. Even though the school recognizes the importance of working with music, dance and demonstrates significant efforts that shows their commitment to the education of children, inserting it in the planning and recognizing its benefits, the conclusions of the analyzes point to the existence of conceptions and practices that focus on music and dance only as an instrument of relaxation, form of entertainment, “break the ice” and stratagem and not as central and strategic devices in the integral development of the child.
Palavras-chave: Música e dança infantis
Educação infantil
Musicalização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/120
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APRENDER CANTANDO E DANÇANDO UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS E.pdf302,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons