Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/117
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trilhos da carreira docente: experiências afetivas na infância de alunos do curso de pedagogia
metadata.dc.creator: Castro, Isabela Cristina Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Kelly Cristina Vaz de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo geral compreender os benefícios da afetividade durante os anos iniciais como fator influenciador na carreira docente. Como objetivos específicos apresentar a importância do ensino afetivo na infância, dentro e fora da escola; refletir sobre a afetividade nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e apresentar como a afetividade relaciona-se ao encontro com a carreira docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UFDPar. Considerando a afetividade como uma ponte para que a criança desenvolva o seu potencial de maneira harmônica ao seu cognitivo, indo de encontro a uma influência positiva para a carreira docente, já que sabemos que os professores deixam marcas na vida de seus alunos, sejam elas positivas ou negativas, porém tendo a afetividade como aliada, essas marcas serão benéficas para todos. A pesquisa é de natureza qualitativa, voltando-se a pesquisa narrativa, como instrumento utilizou-se o diário narrativo, e como colaboradoras, duas formandas do curso de Pedagogia da UFDPar. O aporte teórico efetiva-se com os pressupostos de Leite (2018), Rossini (2001) Wallon (1999) dentre outros. Como resultado da presente pesquisa é pertinente salientar que a afetividade se faz presente na vida escolar como uma das molas propulsoras do desenvolvimento holístico das crianças e futuros adultos.
Abstract: This article aims as general-purpose to understand the advantages of affectivity during the early years as an influencing factor in the teaching career. As specific objectives, present the importance of affective teaching in childhood, inside and outside school; reflect on the affectivity in the pedagogical practices of preschool teachers and the early years of elementary school and present how affectivity is related to the encounter with a teaching career of the academics of the Pedagogy course at UDFPar. Desiring affectivity as a bridge to success, being the bridge for the child to develop their potential in a harmonious way to their cognitive. The research is qualitative, turning to narrative research, using the narrative diary as an instrument. The theoretical contribution is effective with the assumptions of Leite (2018), Rossini (2001) Wallon (1999). among others. As a result of this research, it is pertinent to emphasize that affectivity is present in school life as one of the driving forces of the holistic development of children and future adults
Keywords: Afetividade
Infância
Encontro docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/117
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRILHOS DA CARREIRA DOCENTE EXPERIÊNCIAS AFETIVAS NA INFÂNCIA.pdf272,28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons