Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/116
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Eja multisseriada na zona rural de Parnaíba (pi): um olhar sobre suas concepções, características, problemas e perspectivas
metadata.dc.creator: Dias, Indiassanan de Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Osmar Rufino
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre as concepções e os fatores sócio-políticoeducacionais que caracterizam a escola multisseriada de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da área rural do município de Parnaíba (PI). Para tanto, imprimiu-se a produção de dados sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por quatro docentes atuantes no referido contexto, bem como feita análise dos aspectos históricos da EJA multisseriada em questão. Tal corpus analítico possibilitou a caracterização do formato de organização, funcionamento e atuação da EJA da área rural do referido município, a partir das percepções e propostas identificadas e analisadas. A pesquisa referida foi realizada em 2020, cujo problema foi abordado de modo qualitativo, por intermédio de análise documental, pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo de Bardin (2011). Como conclusão destacamos que a escola rural multisseriada de EJA é uma organização complexa, altamente desafiadora, com o ensino estruturado em ciclos, abrigando um público diverso e plural em termos de idade, sexo, gênero, trajetórias, sonhos e expectativas, níveis de conhecimentos, infincada num território marcado pela exclusão social das políticas públicas, sem uma infratestrutura socioeconômica e pedagógica adequada, com educadores e educadoras comprometidos, desenvolvendo suas atividades sem as condições apropriadas. Uma escola que clama por apoio do poder público, particularmente das instâncias públicas responsáveis pela educação no muncípio, e uma revisão de sua estrutura curricular, bem como dos instrumentos de planejamento e avaliação, desde as concepções às práticas.
Resumen : This article is the result of a research on the conceptions and socio-political-educational factors that characterize the multi-seried school of EJA (Youth and Adult Education) in the rural area of the municipality of Parnaíba (PI). For this purpose, the production of data on the pedagogical practices developed by teachers working in this context was printed, as well as an analysis of the historical aspects of the multi-seriad EJA in question. Such analytical corpus made possible the characterization of the organization format, operation and performance of EJA in the rural area of that municipality, based on the perceptions and proposals identified and analyzed. The research referred to was conducted in 2020, whose problem was approached in a qualitative manner, through document analysis, bibliographic research, content analysis of Bardin (2011). As a conclusion, we highlight that the EJA rural multi-seried school is a complex, highly challenging organization, with education structured in cycles, housing a diverse and plural audience in terms of age, gender, trajectories, dreams and expectations, levels of knowledge, infincused in a territory marked by social exclusion from public policies, without an adequate socioeconomic and pedagogical infrastructure, with committed educators, developing their activities without the appropriate conditions. A school that calls for support from public authorities, particularly the public authorities responsible for education in the municipality, and a review of its curricular structure, as well as planning and evaluation instruments, from conception to.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos
Escolas Multisseriadas
Práticas docentes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/116
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EJA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DE PARNAÍBA (PI) UM OLHAR.pdf427,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons