Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/113
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Concepções sobre o desenvolvimento infantil em estudantes de pedagogia
metadata.dc.creator: Damasceno, Geovana Portela
metadata.dc.contributor.advisor1: Negreiros, Fauston
metadata.dc.description.resumo: Sendo a educação infantil um dos mais importantes períodos para o processo de desenvolvimento infantil e de aprendizagem de competências e habilidades, este estudo teve como objetivo conhecer e analisar as concepções dos alunos de pedagogia sobre o desenvolvimento infantil. Buscou-se especificamente: compreender os conceitos de infância, o que produz o desenvolvimento nas crianças e quais as consequências que a falta de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil causaria na prática do pedagogo (a). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritiva que teve como objetivo analisar os conhecimentos dos participantes acerca do desenvolvimento infantil e suas concepções visando obter uma análise sobre suas experiências, vivencias e práticas educacionais. Participaram desta pesquisa 20 (vinte) estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Os resultados obtidos através da análise dos questionários demonstraram que os participantes, em sua maioria, limitam a infância como apenas uma etapa natural a vida humana, cheia de “magia”, conceituando-a muitas vezes como uma fase de despreocupação, não levando em conta sua complexidade fruto de uma construção histórica e social, e que o desenvolvimento infantil se dá em sua maioria pelo meio social na qual a criança está inserida.
Abstract: Since early childhood education is one of the most important periods for the process of child development and the learning of skills and abilities, this study aimed to know and analyze the conceptions of pedagogy students about child development. We sought specifically: to understand the concepts of childhood, what produces development in children and what are the consequences that the lack of knowledge about child development would cause in the practice of the pedagogue (a). The methodology used was qualitative, descriptive research that aimed to analyze the participants' knowledge about child development and their conceptions in order to obtain an analysis of their experiences, experiences and educational practices. Twenty (20) students of Pedagogy from the Federal University of Delta do Parnaíba participated in this research. The results obtained through the analysis of the questionnaires showed that the participants, in their majority, limit childhood as just a natural stage in human life, full of “magic”, often conceptualizing it as a phase of unconcern, not taking into account its complexity is the result of a historical and social construction, and that child development occurs mostly through the social environment in which the child is inserted.
Keywords: Desenvolvimento infantil
Concepções
Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/113
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM ESTUDANTES.pdf266,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons