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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O ensino Religioso: Práticas e reflexões em uma escola de Parnaíba
metadata.dc.creator: Carvalho , Maria do Socorro dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria Perpétua do Socorro Bezerra
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem intenção de socializar resultados de uma pesquisa sobre a prática do ensino religioso em uma escola na cidade de Parnaíba- PI, tendo como sujeito de pesquisa uma professora Teóloga que atua na disciplina. Com objetivo geral: analisar o caráter epistemológico do Ensino Religioso (ER), sem o aspecto proselitista. E como questão norteadora: há consonância com o Artigo 33 da LDB, que veda o proselitismo e enobrece a diversidade cultural religiosa brasileira, nas práticas pedagógicas desenvolvidas por um docente do Ensino Religioso, cuja formação esteja equidistante das propostas para esta área? O referencial está fundamentado em documentos como a BNCC (2019), a Constituição Federal (1988) e os PCNER (Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso), bem como nas contribuições teóricas de Caron (2013), Freire (1967), Gil (2008), Junqueira (2015), entre outros. Além disso, recorremos a uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com base nas considerações de Lüdke e André (1986), com as seguintes técnicas: observação participante, entrevista semiestruturada e questionário. Os dados revelam que a bacharel em teologia não foi coerente nas suas práticas pedagógicas, por pertencer a uma Instituição que apresenta fortes concepções ideológicas e que ainda se mantém com uma postura rígida no tocante às novas leis de Diretrizes e Bases do Ensino Religioso
Resumen : The present work intends to socialize the results of a research on the practice of religious teaching in a school in the city of Parnaíba-PI, having as research subject a Theologian teacher who works in the discipline. With the general objective: to analyze the epistemological character of Religious Education (RE), without the proselytizing aspect. And as a guiding question: is there a consonance with Article 33 of the LDB, which prohibits proselytism and ennobles the Brazilian religious cultural diversity, in the pedagogical practices developed by a teacher of Religious Education, whose training is equidistant from the proposals for this area? The framework it is based on documents such as the BNCC (adicionar o ano do documento), the Federal Constitution (1988) and the PCNER (Curricular Parameters of Religious Education), as well as the theoretical contributions of Caron (2013), Freire (1967), Gil (2008), Junqueira (2015), among others. In addition, we resort to a qualitative approach of the case study type, based on the considerations of Lüdke and André (1986) and the aid of the following techniques: participant observation, semi-structured interview and questionnaire. The data reveal that the bachelor of Theology was not coherent in her pedagogical practices, because she belongs to an institution that presents strong ideological conceptions and still maintains a rigid stance regarding the new laws of Guidelines and Bases for Religious Education
Palabras clave : Componente Curricular
Ensino Religioso
Práticas Pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/103
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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