Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lemos, Maria Patrícia Freitas de-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorLima, Franciane da Silva-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T12:35:16Z-
dc.date.available2023-05-10T12:35:16Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/101-
dc.description.abstractThis study has as main objective to investigate the performance, as well as the strategies of teachers of Elementary School in the resolution of problems of the combinatorial type. This research is extremely important so that we can understand what knowledge the teachers of this level of education have on this content so significant for the development of Combinatorial Reasoning. For this, we base our study on the works of Pessoa (2009), Rocha and Borba (2013). We used as a methodology the qualitative research, which seeks to describe the reality in its natural environment and as data collection tools, non-participant observation in mathematics classes and the application of an activity questionnaire containing eight questions on combinatorial problems. As a result, we observed that the teachers had different performances in solving the questions, and the problems of the Cartesian Product type were configured as easier, and the most difficult were the problems of the Combination type. They used diverse strategies to solve the problems and had difficulties in answering those that presented greater numbers of possibilities. We conclude that the combinatorial teaching it is extremely important in the early years of Elementary School and that it is essential that teachers have the knowledge and domain of this kind of problem because it is from this knowledge that they will assist in the development of logical thinking in their studentspt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal investigar o desempenho, bem como as estratégias de professores do Ensino Fundamental I na resolução de problemas do tipo combinatória. Esta investigação é de suma importância para que possamos perceber quais os conhecimentos que os docentes deste nível de ensino possuem neste conteúdo tão significativo para o desenvolvimento do Raciocínio Combinatório. Para isso fundamentamos nosso estudo nos trabalhos de Pessoa (2009) Rocha e Borba (2013). Utilizamos como metodologia, a pesquisa qualitativa, que busca descrever a realidade no seu ambiente natural e como ferramentas de coleta de dados a observação não participante nas aulas de matemática e a aplicação de um questionário de atividades contendo oito questões sobre problemas do tipo combinatória. Como resultado observamos que os professores tiveram diferentes desempenho na resolução das questões, sendo que se configuraram como mais fáceis os problemas do tipo “Produto Cartesiano”, e as mais difíceis foram os problemas do tipo “Combinação”. Utilizaram estratégias diversificadas para resolução dos problemas e tiveram dificuldades na resolução dos problemas que apresentavam maiores números de possibilidades. Concluímos considerando a importância do ensino de combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e que os professores tenham o conhecimento e domínio desse tipo de problemas matemáticos, pois é partir deste conhecimento que este auxiliará no desenvolvimento do raciocínio combinatório em seus alunospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T12:10:50Z No. of bitstreams: 2 O QUE SABEM OS PROFESSORES QUE LECIONAM DO 2º AO 5 º ANO SOBRE.pdf: 721656 bytes, checksum: c8b0e6d10afd5ccfd88916c4ef4f7b13 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T12:35:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O QUE SABEM OS PROFESSORES QUE LECIONAM DO 2º AO 5 º ANO SOBRE.pdf: 721656 bytes, checksum: c8b0e6d10afd5ccfd88916c4ef4f7b13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T12:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O QUE SABEM OS PROFESSORES QUE LECIONAM DO 2º AO 5 º ANO SOBRE.pdf: 721656 bytes, checksum: c8b0e6d10afd5ccfd88916c4ef4f7b13 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaciocínio Combinatóriopt_BR
dc.subjectResolução de Problemas-
dc.subjectEstratégias de Resolução-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO que sabem os professores que lecionam do 2º ao 5 º ano sobre problemas do tipo combinatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O QUE SABEM OS PROFESSORES QUE LECIONAM DO 2º AO 5 º ANO SOBRE.pdf704,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons