Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/732
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise do conhecimento sobre o câncer entre acadêmicos da área da saúde em uma macrorregião do estado do Piauí |
metadata.dc.creator: | Vasconcelos, Davi Machado Thomaz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Franciele Basso Fernandes |
metadata.dc.description.resumo: | Introdução: O câncer é o principal problema de saúde pública mundial. No Brasil há repercussões na saúde e economia, que associada a carência de profissionais de saúde, dificulta o controle e prevenção da doença. Objetivo: Analisar o conhecimento dos estudantes de ensino superior da área da saúde em uma macrorregião do estado do Piauí sobre o câncer e seu impacto na vida. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e comparativo, por meio da aplicação de um formulário estruturado sobre câncer, com discentes de cursos da área da saúde. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: Foram aplicados 159 formulários. O perfil de participantes: 52% do sexo feminino, variação da idade entre 18 e 39, com mediana de 22 anos. Os resultados indicam que o conhecimento varia conforme o curso, e a falta de uma abordagem uniforme no ensino pode explicar as dificuldades em fornecer informações sobre prevenção. Há a percepção, em alguns grupos, que o conhecimento sobre o câncer não impacta na vida profissional, indicando pouca valorização do tema. Muitos alunos adquiriram conhecimento da doença antes da graduação, evidenciando falhas no ensino. Conclusão: Há uma lacuna no conhecimento dos estudantes sobre oncologia. Há necessidade de consistência nos cursos de saúde, garantindo uma formação prática, clínica e de promoção à saúde pública. Necessário se faz estudos para uma avaliação longitudinal, a fim de garantir dados mais robustos e aceitáveis para fins de debate. |
Abstract: | Introduction: Cancer is the leading public health problem worldwide. In Brazil, there are repercussions on health and the economy, which, combined with the shortage of health professionals, make it difficult to control and prevent the disease. Objective: To analyze the knowledge of higher education students in the health area in a macro-region of the state of Piauí about cancer and its impact on life. Methods: Quantitative, descriptive and comparative study, through the application of a structured form on cancer, with students of courses in the health area. The data were analyzed statistically. Results: 159 forms were applied. The profile of participants: 52% female, age ranged from 18 to 39, with a median of 22 years. The results indicate that knowledge varies according to the course, and the lack of a uniform approach in teaching may explain the difficulties in providing information on prevention. There is a perception, in some groups, that knowledge about cancer does not impact professional life, indicating little appreciation of the subject. Many students acquired knowledge of the disease before graduation, highlighting gaps in teaching. Conclusion: There is a gap in students' knowledge about oncology. There is a need for consistency in health courses, ensuring practical, clinical and public health promotion training. Studies for a longitudinal assessment are needed to ensure more robust and acceptable data for debate purposes. |
Keywords: | Educação em Saúde; Oncologia; Estudantes. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::CANCEROLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/732 |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Bacharelado em Medicina |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAVI MACHADO THOMAZ VASCONCELOS_tcc.pdf | 486,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.