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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Perfil profissional do corpo docente de medicina de uma universidade federal do nordeste brasileiro
metadata.dc.creator: Franco, Lucas Carreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Daniela França De
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Delinear o perfil profissional do corpo docente da graduação em medicina de uma universidade federal do nordeste brasileiro. Métodos: Trata-se de estudo descritivo a partir de pesquisa documental dos currículos Lattes de todos os docentes (n=60). Foram incluídos os currículos cuja última atualização ocorreu em 2023. As categorias analisadas incluem sexo, curso de graduação, titulação, tempo na docência, orientações de trabalho de conclusão de curso e de iniciação científica, projetos de pesquisa e de extensão. A publicação em periódicos foi analisada em função do Qualis Periódicos. Os dados extraídos dos currículos foram tabulados no software Microsoft Excel e a análise estatística univariada foi realizada no software IBM SPSS Statistics. Resultados: Apenas 74% dos docentes (n=44) atenderam ao critério de inclusão. 52,3% dos docentes é do sexo feminino e 54,5% cursaram medicina. A maioria tem mestrado (75%) e doutorado (59,1%), e em média, a experiência na docência é de 12,8 anos. Ao longo de quatro anos, os docentes foram autores de 263 publicações, sendo o Qualis mais frequente o B1 (22,1%). Conclusão: Nota-se perfis distintos entre professores médicos e não médicos, com maior atuação universitária por parte dos não médicos. Palavras-chave: , , Educação Médica, Docentes.
Abstract: Objective: To outline the professional profile of the medical faculty members of a federal university in northeastern Brazil. Methods: This was a documentary research, of the Curriculum Lattes of all faculty members (n=60). The inclusion criteria was that the curriculum had been updated at least in 2023. The categories analyzed include gender, undergraduate degree, academic degree, experience in teaching, supervision of undergraduate theses and scientific initiation projects, research and extension projects. Publication in journals was analyzed based on the Qualis Periódicos. Univariate statistical analysis was performed using IBM SPSS Statistics software. Results: Only 74% of the faculty (n=44) met the inclusion criteria. 52.3% of the faculty are female, and the primary undergraduate degree is in medicine (54.5%). Most have a master’s degree (75%) and a doctorate (59.1%), and on average, teaching experience is 12.8 years. Over four years, the faculty authored 263 publications, with the most frequent Qualis rating being B1 (22.1%). Conclusion: Distinct profiles were observed between medical and non-medical professors, with greater university involvement from non-medical faculty members.
Keywords: Medicina;
Ensino;
Educação médica;
Docentes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/727
Issue Date: 10-Jun-2025
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