Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/725
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista (Tea): uma revisão de literatura
metadata.dc.creator: Monteiro, Mariana de Sousa
Soares, Lorena Sousa
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica que impacta no desenvolvimento da interação social, da comunicação e no comportamento da criança. A recusa a determinados alimentos está relacionada à consistência, cheiro, aparência, temperatura e sabor. Objetivos: Compreender o comportamento alimentar relacionado à seletividade de alimentos em crianças com Transtorno do Espectro Autista através da literatura científica. Metodologia: A busca de produções científicas foi feita via portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por meio da opção CAfe (Comunidade Acadêmica Federada) nas bases de dados Medical Literature and Retrieval Online (Medline/Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo), LILACS e Scopus (Elsevier). Quatorze artigos foram selecionados após terem sido submetidos a esses critérios de exclusão: textos em idiomas diferentes do português, inglês e espanhol, textos duplicados e trabalhos com a questão norteadora inadequada. Discussões: A discussão do trabalho foi fundamentada em três categorias: Fatores relacionados a seletividade alimentar de crianças com TEA, dificuldades alimentares em crianças com TEA impactam as relações familiares e Estratégias para lidar com o comportamento alimentar. Foi relatado que alterações sensoriais foi correlacionado com a ingestão de menos alimentos, especificamente a sensibilidade à textura oral. Pais de crianças com TEA experimentam níveis mais elevados de estresse do que os pais de crianças com desenvolvimento típico, pois o horário das refeições, muitas vezes, ocorre choro, arremesso de objetos, empurrar a comida e outras manifestações de recusa alimentar. O alimento deve ser trabalhado como mediador de conexões que passam pelo campo sensorial: cheirar, tocar e lamber. Conclusão: É evidente a relação entre alterações sensoriais e a seletividade alimentar, tornando-se indispensável entender o funcionamento dos sistemas sensoriais e sua interferência no processo da alimentação. Torna-se fundamental destacar a necessidade e disponibilidade de serviço especializado atendimentos multidisciplinares que deve ser feita para garantir o diagnóstico precoce, o tratamento e a promoção do desenvolvimento das crianças com TEA.
Abstract: Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neuropsychiatric condition that impacts the development of social interaction, communication and child behavior. Refusal of certain foods is related to consistency, smell, appearance, temperature and taste. Objectives: To understand eating behavior related to food selectivity in children with Autism Spectrum Disorder through scientific literature. Methodology: The search for scientific productions was carried out via the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) Journals portal, through the CAfe (Federated Academic Community) option, Medical Literature and Retrieval Online (Medline/Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Lilacs and Scopus (Elsevier). Fourteen articles were selected after having been submitted to these exclusion criteria: texts in languages ​​other than Portuguese, English and Spanish, duplicate texts and works with an inadequate guiding question. Discussions: The discussion of the work was based on three categories: Factors related to children with ASD; Impact on family relationships; and Strategies for dealing with eating behavior. It was reported that sensory changes were correlated with the ingestion of less food, specifically sensitivity to oral texture. Parents of children with ASD experience higher levels of stress than parents of children with typical development, since mealtimes often involve crying, throwing objects, pushing food away, and other manifestations of food refusal. Food should be worked on as a mediator of connections that pass through the sensory field: smelling, touching, and licking. Conclusion: The relationship between sensory changes and food selectivity is evident, making it essential to understand the functioning of sensory systems and their interference in the feeding process. It is essential to highlight the need for and availability of specialized services and multidisciplinary care that must be provided to ensure early diagnosis, treatment, and promotion of the development of children with ASD.
Keywords: Transtorno do espectro autista.
Seletividade alimentar.
Perfil nutricional.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/725
Issue Date: 9-Jul-2025
Appears in Collections:Bacharelado em Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA DE SOUSA MONTEIRO_artigo.pdf495,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.