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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludicidade E Formação Docente: Necessidades Formativas Para O Desenvolvimento De Práticas Lúdicas Com Crianças Com Tea Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Autor(es): Mesquita, Samira da Silva
Primeiro Orientador: Araújo , Francisco Antonio Machado
Resumo: O trabalho tem como objeto de estudo as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas lúdicas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa teve como objetivo geral: Analisar as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas lúdicas voltadas ao ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A investigação foi desenvolvida com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento um formulário on-line composto por questões objetivas e subjetivas, respondido por professores em exercício que também são discentes de um curso de segunda licenciatura em Educação Especial. A análise revelou que, embora os professores reconheçam a importância da ludicidade, muitos ainda utilizam essas práticas de forma intuitiva e sentem-se despreparados para lidar com as especificidades do TEA, devido à carência de formação inicial adequada. Os dados evidenciaram também que os docentes enfrentam dificuldades estruturais, como falta de recursos, apoio institucional e formação continuada. As estratégias lúdicas mais mencionadas foram jogos pedagógicos, oficinas e atividades adaptadas ao interesse dos alunos. A autora conclui que há urgência na reformulação dos currículos dos cursos de licenciatura e na oferta de políticas de formação continuada que articulem teoria e prática, preparando os professores para uma atuação crítica, sensível e inclusiva, especialmente no que se refere ao uso da ludicidade como ferramenta pedagógica no ensino de crianças com TEA.
Abstract: The study focuses on the formative needs of elementary school teachers regarding the development of playful practices for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main objective of the research was to analyze these needs, while also identifying the ludic strategies used and the challenges faced by teachers in the context of inclusive education. This qualitative study used an online questionnaire with both objective and open-ended questions, answered by teachers currently working in schools and enrolled in a second degree in Special Education. The analysis revealed that, although teachers recognize the importance of playfulness, many still use it intuitively and feel unprepared to address the specific needs of students with ASD, mainly due to the lack of adequate initial training. The results also indicated structural difficulties such as the absence of resources, lack of institutional support, and limited opportunities for continuing education. The most frequently mentioned ludic strategies included educational games, workshops, and activities adapted to the students’ interests. The author concludes that there is an urgent need to reformulate teacher education curricula and implement continuing education policies that integrate theory and practice, preparing educators for a more critical, sensitive, and inclusive approach, especially regarding the use of play as a pedagogical tool for teaching children with ASD.
Palavras-chave: Ludicidade;
Inclusão escolar;
Formação docente.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/699
Data do documento: 5-Jul-2025
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