Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/654
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Storytelling no ensino da saúde: abordagem de zoonoses parasitárias para estudantes do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Cruz Neto, Evaristo Salvador Da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Karina Rodrigues dos |
metadata.dc.description.resumo: | Os parasitos podem estar presentes no dia-a-dia acompanhados da falta de informação sobre a sua importância para saúde pública, como são transmitidas e sua prevenção, controle e tratamento, assim, muitas pessoas adquirem parasitoses, mas desconhecem sua origem e profilaxia. O objetivo deste trabalho foi identificar de que maneira a utilização de storytelling (contação de história), pode auxiliar no esclarecimento de conceitos relacionados a zoonoses parasitárias e na prevenção e promoção de saúde entre crianças. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com a utilização de um questionário, a fim de avaliar o conhecimento de crianças do 6º ano do ensino fundamental de três escolas públicas,antes e após a utilização de uma cartilha com conteúdos sobre zoonoses parasitárias. A utilização de atividades lúdicas, na prática pedagógica, desenvolve diferentes capacidades contribuindo com a aprendizagem, ampliando a rede de significados que devem ser constituídos para consolidação de conceitos tanto para crianças, quanto para os jovens. |
Resumen : | Parasites can be present in everyday life accompanied by a lack of information about their importance for public health, how they are transmitted and their prevention, control and treatment, thus, many people acquire parasites, but are unaware of their origin and prophylaxis. The aim of this work was to identify how the use of storytelling can help to clarify concepts related to parasitic zoonoses and to prevent and promote health among children. For this work, a quantitative field research was carried out with the use of a questionnaire, in order to evaluate the knowledge of children in the 6th year of elementary school in three public schools, before and after the use of a booklet with contents about parasitic zoonoses. The use of recreational activities, in pedagogical practice, develops different capacities, contributing to learning, expanding the network of meanings that must be constituted to consolidate concepts for both children and young people. |
Palabras clave : | Parasitoses; Lúdico; Prevenção. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/654 |
Fecha de publicación : | 4-jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Medicina |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EVARISTO_PDF (1) (1).pdf | 511,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.