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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Matemática na educação infantil: relação do ensino e aprendizagem para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA).
Autor(es): Sousa, Maria Vitória Almeida de
Primeiro Orientador: SANTOS, CLEIDIVAN ALVES DOS
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. A dificuldade de interação, socialização e aprendizagem geralmente presentes no sujeito com Autismo, acarreta o surgimento de dúvidas em grande parte das instituições de ensino e profissionais da educação. Nesta pesquisa evidencia-se as concepções docentes sobre o ensino de Matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, explorando as estratégias pedagógicas utilizadas, a importância da formação continuada e o suporte institucional necessário para práticas inclusivas. Buscou-se delinear o objeto de estudo estabelecendo diálogo com autores como: Mello (2007), Virgulino (2014), Silva (2014), Dawson (2012) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros. Optou-se por uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, aplicando um questionário semiestruturado a docentes que atuam na Educação Infantil e que tenham alunos diagnosticados com TEA. A análise dos dados evidenciou a eficácia de atividades lúdicas e materiais concretos no ensino da matemática para crianças com TEA, bem como a relevância da colaboração de uma equipe multidisciplinar. Este estudo contribui para uma compreensão das práticas educacionais inclusivas, promovendo um ambiente educacional mais equitativo.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) refers to a range of conditions characterized by challenges with social skills, repetitive behaviors, speech and nonverbal communication, as well as unique strengths and differences. The difficulty of interaction, socialization and learning generally present in individuals with Autism, leads to the emergence of doubts in most educational institutions and education professionals. This research highlights teaching conceptions about teaching Mathematics to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education, exploring the pedagogical strategies used, the importance of continued training and the institutional support necessary for inclusive practices. We sought to outline the object of study by establishing dialogue with authors such as: Mello (2007), Virgulino (2014), Silva (2014), Dawson (2012) and the National Common Curricular Base (BNCC), among others. We opted for a descriptive research with a qualitative approach, applying a semi-structured questionnaire to teachers who work in Early Childhood Education and who have students diagnosed with ASD. Data analysis highlighted the effectiveness of playful activities and concrete materials in teaching mathematics to children with ASD, as well as the relevance of the collaboration of a multidisciplinary team. This study contributes to an understanding of inclusive educational practices, promoting a more equitable educational environment.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino de Matemática
Transtorno do Espectro Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/631
Data do documento: 15-Jul-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

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