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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIÁLOGO EM CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(es): Nascimento, Ana Karoline Pereira do
Primeiro Orientador: Sousa, Francisca Maria de
Resumo: Ao refletir sobre o processo de inclusão, direciona-se um novo olhar sobre o processo de formação e a prática do professor, considerando seu protagonismo no ensino-aprendizagem, especialmente diante das transformações que afetam a escola e a necessidade da efetivação de uma educação inclusiva e transformadora. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do processo formativo do professor da sala regular do ensino fundamental, a partir da perspectiva inclusiva na “escola inclusão”, apresentando a seguinte questão problema: Como contribuir com o processo formativo do professor da sala regular do ensino fundamental, a partir da perspectiva inclusiva na “escola inclusão”? As concepções teóricas que fundamentam a pesquisa no âmbito da formação inicial e continuada, bem como a respeito da prática pedagógica do professor, destacam-se os estudos de: Freire (1996), Nóvoa (2002), André (2010), Imbernón (2010) e dentre outros. No que se refere as abordagens que tratam sobre a Educação Inclusiva reparte-se a respeito das concepções teóricas de: Bueno (1999), Mantoan (2003), Pletsch (2009), e dentre outros. O estudo é de natureza qualitativa, pois analisa e interpreta aspectos complexos do comportamento humano. Quanto à tipologia da pesquisa classifica-se como um estudo exploratório, uma vez que visa conhecer mais e melhor o problema investigado, através do levantamento de informações. Como instrumento de produção dos dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com quatro professoras efetivas da escola em pauta. Os dados obtidos mediante esse processo, foram analisados de acordo com a perspectiva de Bardin (1977), que por meio da análise do conteúdo, a partir das categorias levantadas obtiveram-se os seguintes resultados: A necessidade de reformulação nos cursos de formação inicial e continuada de professores; A ausência da promoção por parte das instituições formadoras de práticas pedagógicas que contribuam para a construção da identidade profissional docente; A inexistência de uma mudança no paradigma atual da escola, para que ocorra a efetivação da educação inclusiva. Portanto, espera-se que esta pesquisa contribua para reflexões sobre a formação e a prática docente, incentivando a implementação de estratégias que promovam uma verdadeira inclusão nas escolas brasileiras.
Abstract: When reflecting on the inclusion process, a new look is directed at the teacher training process and practice, considering their role in teaching-learning, especially in view of the transformations that affect the school and the need to implement inclusive education. And transformative. In this sense, the work’s general objective is to analyze the contributions of the training process of the regular elementary school teacher, from the inclusive perspective in the “inclusion school”, presenting the following problem question: How to contribute to the training process of the elementary school teacher? Regular elementary school classroom, from the inclusive perspective in the “inclusion school”? The theoretical concepts that underlie the research in the context of initial and continuing training, as well as regarding the teacher’s pedagogical practice, include the studies of: Freire (1996), Nóvoa (2002), André (2010), Imbernón (2010 ) and among others. Regarding the approaches that deal with Inclusive Education, it is divided into the theoretical conceptions of: Bueno (1999), Mantoan (2003), Pletsch (2009), and among others. The study is qualitative in nature, as it analyzes and interprets complex aspects of human behavior. Regarding the typology of the research, it is classified as na exploratory study, as it aims to learn more and better about the problem investigated, through the collection of information. As a data production instrument, semi-structured interviews were carried out with four effective teachers from the school in question. The data obtained through this process were analyzed according to the perspective of Bardin (1977), who, through content analysis, from the categories raised, obtained the following results: The need for reformulation in initial and continuation of teachers; The lack of promotion by training institutions of pedagogical practices that contribute to the construction of professional teaching identity; The lack of a change in the current school paradigm, so that inclusive education can be implemented. Therefore, it is expected that this research will contribute to reflections on teaching training and practice, encouraging the implementation of strategies that promote true inclusion in Brazilian schools.
Palavras-chave: Formação de professor
Ensino Fundamental
Educação inclusiva
Prática Pedagógica.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/624
Data do documento: 17-Jul-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

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