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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Contabilidade ambiental: uma análise do tema nos cursos de ciências contábeis das universidades públicas da região Nordeste
metadata.dc.creator: Pinheiro, André Lucas Dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães Júnior, Jonas
metadata.dc.description.resumo: Na conjuntura atual, as organizações têm sido cobradas a adotar medidas voltadas para a preservação ambiental. Nesse cenário a contabilidade também precisa estar alinhada com as questões socioambientais desde a formação acadêmica do contador. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo verificar como os cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades públicas da Região Nordeste tratam as disciplinas com a temática ambiental em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental com abordagem qualitativa. Para atingir o objetivo, foram analisados os PPCs de 24 cursos de ciências contábeis na modalidade presencial que disponibilizam o projeto pedagógico em seus sites. Foram encontradas 35 disciplinas com enfoque ambiental, presentes em 67% dos cursos da amostra. Logo, diferente do que ocorre em outras regiões, no Nordeste a maioria dos cursos ofertam disciplinas no âmbito da Contabilidade Ambiental. Os resultados também apontam que à maioria dessas disciplinas são optativas e ofertadas entre o sétimo e oitavo período. Além disso, destaca-se que os tópicos que mais se repetem nas ementas são o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Diante dos resultados conclui-se que apesar da importância do tema, muitas universidades ainda não ofertam a Contabilidade Ambiental.
Resumen : In the current situation, organizations have been required to adopt measures aimed at environment preservation. In this scenario, accounting also needs to be aligned with socio- environmental issues from the accountant's academic training. In view of this, the present work aims to verify how undergraduate courses in Accounting Sciences at public universities in the Northeast Region treat subjects with environmental themes in their Pedagogical Course Projects (PPC). This is descriptive and documentary research with a qualitative approach. To achieve the objective, the PPCs of 24 face-to-face accounting courses that make the pedagogical project available on their websites were analyzed. 35 subjects with an environmental focus were found, present in 67% of the courses in the sample. Therefore, unlike what happens in other regions, in the Northeast most courses offer subjects within the scope of Environmental Accounting, The results also indicate that the majority of these subjects are optional and offered between the seventh and eighth period. Furthermore, it is noteworthy that the topics that are most repeated in the menus are sustainable development and social responsibility. Given the results, it is concluded that despite the importance of the topic, many universíties still do not offer Environmental Accounting,
Palabras clave : Contabilidade
Ambiental
Graduação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/602
Fecha de publicación : 6-feb-2024
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Ciências Contábeis

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