Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/601
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conhecimentos, atitudes, percepções e segurança de acadêmicos de medicina sobre suporte básico de vida: levantamento entre alunos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Autor(es): | Lima, Natalya de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Castro Neto, Deodato Narciso de Oliveira |
Resumo: | Introdução: O Suporte Básico de Vida (SBV) desponta como o fundamento para salvar vidas durante a parada cardiorrespiratória (PCR). A eficácia das manobras de SBV é essencial para o prognóstico da vítima. Objetivo: Avaliar o conhecimento, atitudes, percepções e segurança dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba sobre SBV. Métodos: Estudo transversal e descritivo com 228 estudantes de Medicina da UFDPar. Um questionário estruturado foi utilizado para acessar o nível de conhecimento, atitudes infligidas, percepções e grau de segurança dos alunos em SBV. Resultados: Apenas 39,4% dos estudantes obtiveram um resultado satisfatório no questionário de conhecimentos e atitudes sobre SBV. A média geral na avaliação foi de 64,7% de acertos. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o conhecimento dos alunos do ciclo básico (CB), clínico (CC) e internato (IN). 47,4% e 33,8% dos participantes não são seguros para liderar uma PCR e engasgo, respectivamente. Os estudantes do CC e IN são mais seguros para liderar essas situações do que os estudantes do CB. Conclusão: O nível de conhecimento, atitudes e segurança em SBV dos estudantes de Medicina da UFDPar é baixo; o conhecimento parece não evoluir ao longo do curso, apesar da segurança aumentar. A Instituição deve revisar e reformular o modo de ensino dessa habilidade básica e essencial. Palavras-chave: Educação médica; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Reanimação Cardiopulmonar; Medicina de Emergência. |
Abstract: | Introduction: Basic Life Support (BLS) emerges as the basis for saving lives during cardiac arrest (CA). The effectiveness of BLS maneuvers is essential for the victim's prognosis. Objective: To evaluate the knowledge, attitudes, perceptions and confidence of medical students at the Federal University of Delta do Parnaíba (UFDPar) about BLS. Methods: Cross-sectional and descriptive study with 228 medical students at UFDPar. A structured questionnaire was used to assess students' level of knowledge, inflicted attitudes, perceptions and level of confidence in BLS. Results: Only 39,4% of the students obtained a satisfactory result in the BLS knowledge and attitude questionnaire. The general average in the evaluation was 64,7% of correct answers. There was no statistically significant difference between students in the basic (BA), clinical (CL) and boarding (BO) cycles. 47,4% and 33,8% of the participants are not confident to lead a cardiac arrest and choking, respectively. CL and BO students are more confident to lead these situations than BA students. Conclusion: The level of knowledge, attitudes and safety in BLS of medical students at UFDPar is low; knowledge does not seem to evolve throughout the course, despite increasing security. The Institution must review and reformulate the way of teaching this basic and essential skill. |
Palavras-chave: | Educação médica Conhecimentos Atitudes e Prática em Saúde Reanimação Cardiopulmonar Medicina de Emergência |
CNPq: | CNPQ:CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/601 |
Data do documento: | 18-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimentos, atitudes, percepções e segurança de acadêmicos de.pdf | 469,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.