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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O mercado público municipal da quarenta: um estudo acerca da importância e potencial turístico sob a ótica dos feirantes e frequentadores
metadata.dc.creator: Silva, Taise Lira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Kanitz, Heidi Gracielle
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objeto de estudo o Mercado Municipal da Quarenta, localizado na cidade de Parnaíba/PI. O objetivo deste estudo é investigar a importância cultural e o potencial turístico do ponto de vista dos feirantes e frequentadores em geral. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, que teve como sujeitos da pesquisa frequentadores e comerciantes do Mercado. Para contextualizar o mercado foram feitas uma revisão bibliográfica e entrevista oral, a fim de identificar a percepção dos comerciantes sobre o passado, presente e futuro do mercado público da quarenta. Ainda quanto aos métodos utilizados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 23 pessoas e os resultados obtidos demonstram a visão de muitos comerciantes sobre a história do mercado, apontando como principais dificuldades enfrentadas o descaso por parte do poder público e a falta de qualificação como fator que pode impedir o espaço de ser reconhecido como atrativo pelo turismo. Constatou-se ainda que a expectativa dos feirantes é de maior participação nas tomadas de decisão sobre o mercado.
Abstract: This article’s object of study is the municipal market of the forty, located in the city of Parnaíba/PI. The objective of this study is to investigate the cultural importance and tourist potential from the point of view of stallholders and visitors in general. This is the qualitative, descriptive-exploratory research, which the research subjects being Market regulars and traders. To contextualize the market, a bibliographical review and oral interview were carried out in order to identify the trader perception of the past, present and future of the forty public market. Still regarding the method used, semi-structured interviews, were carried out with 23 people and the results obtained demonstrate the view of from many traders on the history of the market, pointing out as the main difficulties the neglect on the part of public authorities and the lack of qualification as a factor that can impede the space to be known as an attraction for tourism; and the expectation is for greater participation in decision-making regarding the market. In was also noted that the expectations of marketers and greater participation in decision- making about the market.
Keywords: Mercado da Quarenta
Turismo
Cultura
Parnaíba
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/566
Issue Date: 23-Feb-2024
Appears in Collections:Bacharelado em Turismo

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