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http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/534
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O Fazer Do Auxiliar De Apoio A Inclusão Da Psicologia Em Uma Escola Pública De Teresina: Dialogando Com O Cuidado À Diversidade |
metadata.dc.creator: | Silva, Leanderson Dias da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Algeless Milka |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo apresenta os principais desafios enfrentados no delineamento das atribuições do estagiário em Auxiliar de apoio a Inclusão da Psicologia (AI) em uma escola municipal de Teresina. Além disso, objetiva apresentar possibilidades de atribuições próprias do AI a partir do diálogo com os pressupostos teóricos de Cuidado à Diversidade. Ademais, diante da metodologia de relato de experiência do autor é possível aprofundar a discussão acerca da inclusão escolar em face da aproximação do mesmo ao objeto de estudo, bem como a necessidade de ampliar os conceitos já existentes na contemporaneidade de modo que estes se desamarrem das rotulações por laudos. Como resultados, o relato indica o AI como agente escolar capaz de escutar atentamente as necessidades individuais de cada aprendiz e perceber a relação destas com o grupo no qual o mesmo está inserido, também aponta o Cuidado à Diversidade como guia para elaboração de intervenções desse estagiário no ambiente escolar. Outrossim, a experiência conclui a necessidade urgente da inclusão escolar abraçar a heterogeneidade dos alunos considerando gênero, raça e sexualidade como dimensões que influenciam na vivência escolar e que são alvo de violências institucionais e bullying. |
Abstract: | This study presents the main challenges faced in delineating the functions of interns in the role of Assistant in Support of Inclusion in Psychology (AI) in a municipal school in Teresina. Additionally, it aims to present possibilities of specific tasks for the assistant through dialogue with the theoretical assumptions of Care for Diversity. Furthermore, based on the author's experience report methodology, it is possible to further discuss school inclusion in relation to the author's proximity to the object of study, highlighting the need to expand existing concepts in contemporary times, detaching them from labels based on diagnoses. As results, the report indicates the assistant as a school agent capable of attentively listening to the individual needs of each learner and perceiving the relationship of these needs with the group in which they are included. Furthermore, it highlights Care for Diversity as a guide for the assistant's interventions in the school. The urgent need for inclusive education to embrace the heterogeneity of students, considering gender, race, and sexuality as dimensions that influence the school experience and are targets of institutional violence and bullying, is concluded through this experience. |
Keywords: | Auxiliar de apoio a Inclusã. Psicologia Escolar Educacional Inclusão Escolar Cuidado à Diversidade Estágio |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Humanas |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/534 |
Issue Date: | 21-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Bacharelado em Psicologia |
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O FAZER DO AUXILIAR DE APOIO A INCLUSÃO DA PSICOLOGIA EM UMA ESCOLA.pdf | 244,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
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