Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/501
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ansiedade frente a avaliação de estudantes pré-ENEM: Contribuições da Psicologia |
Autor(es): | Lira, Tallys Natan Feitosa |
Primeiro Orientador: | Couto, Ricardo Neves |
Resumo: | A ansiedade é um sinal de alerta diante de uma ameaça desconhecida e conflituosa, em que indica um perigo iminente, entretanto, quando essa reação hormonal é excessiva e desproporcional ao risco real, passa-se de ansiedade fisiológica para ansiedade patológica. Esse sentimento tem se tornado comum no ambiente acadêmico principalmente em situações em que esses alunos são avaliados com provas e seminários. E é nessa etapa da vida em que é realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, que atualmente, é a porta de entrada para o ensino superior e tem se tornado um evento ansiogênico para os alunos que se preparam durante um ano para a prova. O presente trabalho traz como problemática: qual a relação entre a ansiedade frente a avaliação e aspectos da preparação para o Exame Nacional do verificar a relação entre ansiedade em avaliações e aspectos vivenciados por estudantes na preparação para o ENEM Ensino Médio (ENEM) e tem como objetivo (e.g., pressão externa e interna, apoio familiar e medo do futuro).Tem como método amostra por conveniência (não-probabilística) realizada com 114 estudantes do terceiro ano do ensino médio que irão fazer o Enem 2023. E teve como resultado o construto da ansiedade frente ao ENEM apresentou relação significativa e negativa com autoestima e bom aluno ou seja, quanto menos percepção de uma autoestima e menos percepção de si como bom aluno, mais sintomatologias de ansiedade pré ENEM. Com a pressão familiar pela aprovação e medo do futuro as relações foram estatisticamente positivas, ou seja, quanto mais percebem pressão familiar e mais apresentam medo do futuro, mais sintomatologias de ansiedade. Na discussão com outros autores se observou relação entre o sexo feminino e masculino na pontuação sobre o construto da ansiedade, as mulheres demonstraram um maior nível desse sentimento do que os homens. |
Abstract: | NC |
Palavras-chave: | Ansiedade Avaliação ENEM |
CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/501 |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ansiedade frente a avaliação de estudantes pré-ENEM Contribuições da Psicologia.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.