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http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/495
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experiências de aprendizagem organizacional nas vivências das equipes de trabalho de saúde em uma cidade do Litoral Piauiense. |
Autor(es): | Costa, Wesley Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | Belo, Raquel Pereira |
Resumo: | O trabalho é compreendido como um campo dinâmico e processual no qual estão envolvidos aspectos históricos, econômicos, políticos e culturais. Desta forma, o trabalho na modalidade equipes apresenta-se como mecanismo para compartilhar conhecimentos multidisciplinares. Fundamentação teórica: Por equipes, entende-se que constituem um grupo de pessoas que realizam tarefas com o intuito de atingir um objetivo em comum. A rapidez com que os acontecimentos e as informações perduram, constituem fator acelerado das relações com o mercado e contribuem para o desenvolvimento de novas necessidades e aspirações na profissão, pautadas no âmbito da aprendizagem organizacional que é um processo em que pode ocorrer uma reestruturação dos trabalhadores e das organizações por meio da ampliação de conhecimentos e capacidades em se adequar às exigências do mercado de trabalho; destaca-se dessa forma a complexidade que envolve o processo de aprendizagem em equipes, que por sua vez compreende um fenômeno social que se desenvolve e muda ao longo do tempo, envolvendo vários comportamentos. Objetivo: Diante destas observações, o presente estudo teve por objetivo investigar a experiência de aprendizagem organizacional dos profissionais em equipes de trabalho no exercício de suas atividades nas UBS em uma cidade do Litoral Piauiense. Método: O presente estudo é de matriz qualitativa exploratória e descritiva. O estudo contou com a participação de 19 profissionais. A escolha dos participantes levou em conta o critério de inclusão de ser profissional inserido em uma equipe de trabalho em alguma das UBS do Litoral Piauiense; dentre os critérios de exclusão – profissionais que estivessem em licença, férias ou que não concordassem em participar. Como técnica de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico a fim de que se pudesse conhecer o perfil dos participantes. As entrevistas foram realizadas nos locais de trabalhos dos referidos participantes. Independente da situação, durante a abordagem foi perguntado para cada trabalhador da UBS se poderá participar de uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, e, após o aceite, o respondente teve acesso a um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no qual ele poderia assinar se estivesse de acordo. A presente pesquisa foi realizada mediante solicitação de anuência da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal da cidade onde a pesquisa foi realizada e parecer de aprovação ao projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa no 5.868.954. O estudo seguiu as normas e procedimentos éticos conforme as Resoluções 466/12 e 510/2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde que estabelecem as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Resultados: Os resultados evidenciaram a comunicação e o alinhamento entre os integrantes das equipes como aspecto fundamental para atingir as metas estabelecidas, além de evidenciar também a realização de tarefas em caráter de interdependência como fator fundamental para o funcionamento do serviço de saúde. Em relação à aprendizagem, os resultados demostraram que a aprendizagem tanto formal quanto informal foi considerada como mecanismo necessário para a realização do trabalho na área da saúde, tendo em conta que as tecnologias mudam constantemente e é preciso que o profissional esteja sempre atualizado. Sugerem-se que estudos futuros possam investigar aspectos que ficaram em aberto como a percepção da comunidade a respeito do pertencimento dos membros à equipe; características como estilos de liderança e coesão intragrupo em equipes de saúde – de modo a contribuir para ampliar VI o conhecimento teórico e fomentar a elaboração de estratégias organizacionais que contribuam para os processos de trabalho e desenvolvimento dos trabalhadores. |
Abstract: | Work is understood as a dynamic and procedural field in which historical, economic, political and cultural aspects are involved. In this way, team work presents itself as a mechanism for sharing multidisciplinary knowledge. Theoretical foundation: By teams, it is understood that they constitute a group of people who carry out tasks seeking to achieve a common objective. The speed with which events and information persist constitute an accelerated factor in relations with the market and contribute to the development of new needs and aspirations in the profession, based on organizational learning, which is a process in which workers can be restructured and organizations through the expansion of knowledge and capabilities to adapt to the demands of the job market; This highlights the complexity involved in the learning process in teams, which in turn comprises a social phenomenon that develops and changes over time, involving various behaviors. Objective: In view of these observations, the present study aimed to investigate the organizational learning experience of professionals in work teams while carrying out their activities at UBS in a city on the coast of the state of Piauí. Method: The present study is qualitative, exploratory and descriptive. The study included the participation of 19 professionals. The choice of participants took into account the inclusion criterion of being a professional part of a work team at one of the UBS on the Litoral Piauí; among the exclusion criteria – professionals who were on leave, on vacation or who did not agree to participate. As a data collection technique, a semi-structured interview script and a sociodemographic questionnaire were used so that the profile of the participants could be known. The interviews were carried out at the workplaces of the aforementioned participants. Regardless of the situation, during the approach, each UBS worker was asked whether they could participate in a survey carried out by the Postgraduate Program in Psychology at the Federal University of Delta do Parnaíba, and, after acceptance, the respondent had access a Informed Consent, form which he could sign if he agreed. This research was carried out upon request for consent from the Health Department of the City Hall of the city where the research was carried out and approval opinion for the project by the Research Ethics Committee no 5.868.954. The study followed the ethical standards and procedures in accordance with Resolutions 466/12 and 510/2016, both from the National Health Council, which establish the guidelines and regulatory standards for research involving human beings. Data analysis was carried out using the Content Analysis technique proposed by Bardin (2016). Results: The results showed communication and alignment between team members as a fundamental aspect for achieving the established goals, in addition to also showing the performance of tasks on an interdependent basis as a fundamental factor for the functioning of the health service. In relation to learning, the results demonstrated that both formal and informal learning was considered a necessary mechanism for carrying out work in the health sector, taking into account that technologies are constantly changing and professionals must always be up to date. It is suggested that future studies can investigate aspects that remained open, such as the community's perception of team members' belonging; characteristics such as leadership styles and intragroup cohesion in healthcare teams – in order to contribute to expanding theoretical knowledge and fostering the development of organizational strategies that contribute to the work processes and development of workers. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Organizacional Equipes de Trabalho Profissionais da Saúde |
CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/495 |
Data do documento: | 1-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Psicologia |
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