Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/492
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tratamentos Alternativos Aos Anticincepcionais Orais Combinados Para A Síndrome Dos Ovários Policísticos – Revisão Bibliográfica
metadata.dc.creator: Teixeira, Caroliny Lustosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Drumond, Karina Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição endócrina multifatorial que afeta mulheres em idade reprodutiva. Ela é caracterizada por uma série de sintomas, incluindo irregularidades menstruais, acne, hirsutismo e infertilidade. O tratamento convencional geralmente envolve o uso de anticoncepcionais orais combinados (ACO), que podem ajudar a regularizar o ciclo menstrual e controlar os sintomas. No entanto, há mulheres que não podem ou não desejam fazer uso desses fármacos. Algumas preferem abordagens mais naturais, visando evitar efeitos colaterais e promover um maior equilíbrio com o corpo. Outras buscam terapias alternativas porque desejam um atendimento mais integrativo e individualizado, que leve em consideração não apenas a redução dos sintomas, mas também a melhoria da saúde geral. Além disso, esses medicamentos tratam apenas os sintomas e não abordam adequadamente as causas subjacentes da SOP. Pensando nisso, o presente estudo fez um levantamento em bases de dados eletrônicas, como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, ScienceDirect, Scielo, MedLine e Google Scholar, com objetivo de trazer e avaliar a eficácia de outros tratamentos, usando termos de pesquisa específicos relacionados à SOP e tratamentos alternativos. A revisão incluiu estudos publicados entre 2010 e 2023, com um total de 38 estudos incluídos na análise final. Os resultados da revisão sugerem que várias terapias alternativas podem ser eficazes para tratar as complicações causadas pela SOP. Elas vão desde intervenções cirúrgicas até mudanças no estilo de vida, como dieta e exercício. As terapias foram amplamente estudadas e mostraram-se eficazes na melhoria da regulação menstrual e na redução dos níveis de andrógenos. Outros tratamentos incluem suplementação nutricional, como vitamina D e cálcio, que foram estudados por sua capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação. A metformina mostrou-se capaz de aumentar a sensibilidade à insulina e, assim como o citrato de clomifeno e o letrozol, induzir a ovulação. Terapias naturais, como a fitoterapia, foram investigadas e mostraram algum potencial na redução dos sintomas, embora mais estudos sejam necessários para determinar sua eficácia. A revisão também destacou que muitos estudos nesta área têm limitações e concluiu que a busca por atualizações é essencial para possibilitar maiores descobertas sobre novas, e menos invasivas, formas de tratar a doença.
Resumen : A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição endócrina multifatorial que afeta mulheres em idade reprodutiva. Ela é caracterizada por uma série de sintomas, incluindo irregularidades menstruais, acne, hirsutismo e infertilidade. O tratamento convencional geralmente envolve o uso de anticoncepcionais orais combinados (ACO), que podem ajudar a regularizar o ciclo menstrual e controlar os sintomas. No entanto, há mulheres que não podem ou não desejam fazer uso desses fármacos. Algumas preferem abordagens mais naturais, visando evitar efeitos colaterais e promover um maior equilíbrio com o corpo. Outras buscam terapias alternativas porque desejam um atendimento mais integrativo e individualizado, que leve em consideração não apenas a redução dos sintomas, mas também a melhoria da saúde geral. Além disso, esses medicamentos tratam apenas os sintomas e não abordam adequadamente as causas subjacentes da SOP. Pensando nisso, o presente estudo fez um levantamento em bases de dados eletrônicas, como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, ScienceDirect, Scielo, MedLine e Google Scholar, com objetivo de trazer e avaliar a eficácia de outros tratamentos, usando termos de pesquisa específicos relacionados à SOP e tratamentos alternativos. A revisão incluiu estudos publicados entre 2010 e 2023, com um total de 38 estudos incluídos na análise final. Os resultados da revisão sugerem que várias terapias alternativas podem ser eficazes para tratar as complicações causadas pela SOP. Elas vão desde intervenções cirúrgicas até mudanças no estilo de vida, como dieta e exercício. As terapias foram amplamente estudadas e mostraram-se eficazes na melhoria da regulação menstrual e na redução dos níveis de andrógenos. Outros tratamentos incluem suplementação nutricional, como vitamina D e cálcio, que foram estudados por sua capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação. A metformina mostrou-se capaz de aumentar a sensibilidade à insulina e, assim como o citrato de clomifeno e o letrozol, induzir a ovulação. Terapias naturais, como a fitoterapia, foram investigadas e mostraram algum potencial na redução dos sintomas, embora mais estudos sejam necessários para determinar sua eficácia. A revisão também destacou que muitos estudos nesta área têm limitações e concluiu que a busca por atualizações é essencial para possibilitar maiores descobertas sobre novas, e menos invasivas, formas de tratar a doença.
Palabras clave : Síndrome
Anticoncepcionais Orais Combinados
Metformina
Fitoterapia
Estilo de Vida
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/492
Fecha de publicación : 31-mar-2023
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Ciências Biomédicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRATAMENTOS ALTERNATIVOS AOS ANTICINCEPCIONAIS ORAIS.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.