Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, Rafael Araújo Sousa-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorNeves, Alessandra de Souza; Sousa, Marcos Antônio Lima de; Fortes, Vinícius de Lima-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-17T11:49:02Z-
dc.date.available2024-05-17T11:49:02Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/463-
dc.description.abstractFactors such as gender, age, religiosity and professional experience can influence Accounting students perception of professional ethics. The objective of this work is to verify the relationship between gender, age and period studied by undergraduate Accounting students versus their ethical behavior. The research methodology consisted of applying a questionnaire with a 7- point Likert scale, in which students chose how acceptable the presented dilemmas were. Two techniques were used for data analysis; descriptive statistics for sample characterization and the T test for statistical analysis. The results were obtained through the analysis of 158 valid questionnaires. Regarding gender, the results revealed that female students showed less agreement regarding ethical issues. For the age variable, three scenarios were tested, and the results indicated that students over 25 years of age showed less agreement in relation to the ethical dilemmas presented. As for the period studied variable, the results were controversial, as both groups (less than half and more than half of the course) showed greater acceptance in relation to ethical dilemmas. The study's findings offer important contributions to filling theoretical gaps on the ethical behavior of accounting students. The limitations of the study include the sample size, which was small in relation to the total population of accounting students’, and the application of the questionnaire in only one teaching institution, which may limit the generalization of the results. It is suggested that future researches expand the sample to include more universities, consider the segregation of the period variable to obtain more results and comparisons, and use practical situations in the classroom to verify the actual ethical behavior of students in the face of ethical dilemmas.pt_BR
dc.description.resumoFatores como gênero, idade, religiosidade e experiência profissional, podem influenciar percepção dos estudantes de Contabilidade sobre a ética profissional. O trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o gênero, idade e período cursado pelos estudantes de graduação em Contabilidade versus seu comportamento ético. A metodologia de pesquisa constituiu na aplicação de um questionário com escala Likert de 7 pontos, na qual os estudantes escolheram o quão aceitável era os dilemas apresentados. Para a análise dos dados foram utilizadas duas técnicas; a estatística descritiva para a caracterização da amostra e o Teste t para a análise estatística. Os resultados foram obtidos mediante a análise de 158 questionários válidos. Em relação ao gênero, os resultados revelaram que os estudantes do gênero feminino apresentaram menor concordância em relação a questões éticas. Para a variável idade, foram testados três cenários, e os resultados indicaram que os alunos com mais de 25 anos de idade demonstraram menor concordância em relação aos dilemas éticos apresentados. Quanto à variável período cursado, os resultados foram controversos, pois ambos os grupos (menos da metade e mais da metade do curso) mostraram maior aceitação em relação aos dilemas éticos. Os achados do estudo oferecem contribuições importantes para o preenchimento de lacunas teóricas sobre o comportamento ético dos estudantes de Contabilidade. As limitações do estudo incluem o tamanho da amostra, que foi pequeno em relação à população total de estudantes de ciências contábeis, e a aplicação do questionário em apenas uma instituição de ensino, o que pode limitar a generalização dos resultados. Sugere-se que futuras pesquisas ampliem a amostra para incluir mais universidades, considerem a segregação da variável período para obter mais resultados e comparações e utilizem situações práticas em sala de aula para verificar o comportamento ético real dos estudantes diante de dilemas éticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-05-17T11:46:21Z No. of bitstreams: 1 A RELAÇÃO DE GÊNERO, IDADE E O PERÍODO CURSADO PELOS.pdf: 1120448 bytes, checksum: 89c31694e9a0e40523e7cd2abb33ae3a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-05-17T11:49:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A RELAÇÃO DE GÊNERO, IDADE E O PERÍODO CURSADO PELOS.pdf: 1120448 bytes, checksum: 89c31694e9a0e40523e7cd2abb33ae3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-17T11:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A RELAÇÃO DE GÊNERO, IDADE E O PERÍODO CURSADO PELOS.pdf: 1120448 bytes, checksum: 89c31694e9a0e40523e7cd2abb33ae3a (MD5) Previous issue date: 2023-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDilemas éticospt_BR
dc.subjectPeríodo cursadopt_BR
dc.subjectIdadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEstudantes de contabilidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA relação de gênero, idade e o período cursado pelos estudantes de contabilidade versus seu comportamento éticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A RELAÇÃO DE GÊNERO, IDADE E O PERÍODO CURSADO PELOS.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.